Mercado

Ágio do bezerro alcança em junho o maior valor desde dezembro de 2021

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo subiu na parcial de junho de 2023 e alcançou o maior valor desde dezembro de 2021.

O preço médio do boi gordo acumulou queda maior que o bezerro na parcial de junho, até o dia 21, aumentando o ágio da arroba da categoria de reposição frente ao animal pronto para o abate no mês, como revelam os dados da primeira Figura.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2023, até o dia 21.

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea 9adaptado por Farmnews)

O ágio do bezerro na parcial de junho de 2023, de 26,9%, foi o maior valor desde dezembro de 2021, quando a arroba do bezerro foi 33,9% mais alta que o valor da arroba do boi gordo.

O preço do bezerro, apesar da queda no ano, segue com perda menor que o animal pronto para o abate, indicando uma perspectiva de maior estabilidade para a categoria de reposição e a gradativa recuperação dos valores, principalmente a partir do próximo ano.

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e maio de 2023. Clique aqui e saiba mais!

É importante destacar também que o ágio do bezerro na parcial de junho de 2023, de 26,9% foi muito superior ao valor observado em junho de 2022, período em que o ágio foi de apenas 12,3% e o menor valor para um mês de junho ao longo da série dos últimos 10 anos, como destaca a segunda Figura.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A Figura a seguir apresenta dados do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de junho, de 2014 a parcial de 2023, até o dia 21.

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Ao longo da série, de 10 anos, o ágio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo, nos meses de junho, foi de, em média, 27,1%, oscilando entre a máxima de 41,4% em 2015 e a mínima de 12,3% em 2022.

O Farmnews atualizou também os dados da relação do preço do boi gordo e da quantidade de bovinos abatidos na parcial de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo