Uso de antibióticos na produção animal está em queda!
O uso de antibióticos na produção animal está em queda, pelo menos nos Estados Unidos.
As vendas nos EUA e a distribuição de antibióticos aprovados para uso em animais de produção caiu 10% em 2016, informou a Food and Drug Administration em um relatório publicado este mês de dezembro de 217.
O dado marca a primeira queda de vendas de antibióticos na produção animal no país, considerando a base anual de comparação desde o ano de 2009, quando a agência começou a controlar tais informações.
O medo de que o uso regular de antibióticos na produção animal promova infecções resistentes aos antibióticos em humanos levaram o FDA a emitir diretrizes em 2013, em parte, destinada a reduzir os medicamentos que poderiam ser usados para promover o crescimento dos animais. As vendas e distribuição no mercado interno dos Estados Unidos de medicamentos dessa categoria diminuíram 14% em 2016, de acordo com o último relatório.
Vale lembrar que a questão do uso de antibióticos na produção animal tem gerado conflito de opiniões entre o USDA e a OMS.
O fato é que a pesquisadora chefe do USDA se declarou contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitidas neste início de novembro.
Vale lembrar que a OMS criticou o atual uso de antibióticos na produção animal. Clique aqui e saiba mais!
Cabe destacar também que o MAPA instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial neste início de novembro de 2017.
O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência. Clique aqui!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!