1 arroba de boi gordo comprou quantas sacas de soja em 2020 até maio?
Com a escalada de alta da soja em 2020, como evoluiu o poder de compra do pecuarista frente a arroba de boi gordo?
Pois é, com os preços em disparada da oleaginosa no País, inclusive com a saca ultrapassando R$110,0 por saca (indicador Cepea, base Paranaguá-PR), a relação de troca de boi gordo por soja caiu sensivelmente em 2020, pelo menos até a parcial de maio (dia 19).
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preços da arroba do boi gordo e da soja (base Paranaguá-PR), segundo indicador Cepea, entre 2018 e a parcial de maio de 2020.
Na parcial de maio de 2020 uma arroba de boi gordo comprou, em media, 1,78 sacas de soja, o menor valor desde novembro de 2018 (Figura).
Vale lembrar que além do menor patamar desde o final de 2018, o poder de compra do pecuarista despencou frente ao valor observado no final de 2019, quando a relação de preço do boi gordo e da soja foi de 2,40 sacas por arroba.
O menor poder de compra do pecuarista comparado em 2020 indica um momento desfavorável com relação ao custo da engorda de bovinos confinados. Aliás, o custo do confinamento em 2020 segue em forte ritmo de alta, como revelam os dados do LAE/USP. Clique aqui e confira os dados mensais do custo da engorda de bovinos confinados!
E já que estamos falando de poder de compra do pecuarista, não foi apenas com a soja que o momento é desfavorável para aqueles que vendem boi gordo para o abate. Isso porque a relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020 alcançou o menor valor em 5 anos, abaixo de 1,80 bezerros por boi gordo de 16,5@.
E com a desvalorização do Real alcançando patamares recorde, quais os impactos no agronegócio do Brasil? Clique aqui e confira!
E mudando de assunto, você sabe quais os setores do agro mais impactados pelo coronavírus? Clique aqui e descubra!
Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!