Arrobas de boi gordo por bezerro em 2023 no maior patamar para agosto
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro em 2023 alcançou o maior valor para um mês de agosto.
O poder de compra do pecuarista nunca esteve tão ruim para um mês de agosto, como em 2023 (Figura). Isso porque mais arroba foram necessárias para a compra de um bezerro.
Lembrando que a alta do indicador de arrobas de boi gordo por bezerro mostra queda no poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado, já que mais arrobas de boi gordo são necessárias para a compra de um bezerro
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de agosto, entre 2010 e a parcial de 2023 (média até o dia 24).
A quantidade necessária de arrobas de boi gordo por bezerro na parcial de agosto de 2023, de 9,31 foi a maior para um mês de agosto ao longo da série iniciada em 2010.
Entre agosto, de 2010 e a parcial de 2023 o indicador oscilou entre a mínima de 7,90 em 2010 e a máxima de 9,31 em 2023, enquanto o valor médio de todo o período ficou em 8,33 arrobas de boi gordo por bezerro.
O fato é que a forte queda no preço do boi gordo (clique aqui), inclusive muito acima da observada para o bezerro, especialmente na parcial de agosto, tem diminuído o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.
O preço do bezerro renovou a mínima de 2023 em agosto, assim como o boi gordo, alcançando menor valor desde junho de 2020. Clique aqui e confira!
Esse cenário adverso no mercado do boi gordo tem sido refletido na expectativa futura de preço que, segue pressionado para todos os vencimentos entre agosto e dezembro de 2023. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!