Arrobas de boi gordo por bezerro: indicador volta a cair na parcial de setembro
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro caiu na parcial de setembro de 2024 para o menor patamar desde o início do ano.
A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro caiu em setembro de 2024 (primeira Figura), como resultado da forte recuperação de preço do boi gordo, não acompanhado pelo bezerro que seguiu praticamente estável ao longo dos últimos meses.
Vale lembrar que, acumulado parcial de 2024, até a primeira metade de setembro, o boi gordo passou a ser o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, superando o valor que encerrou 2023 e com forte recuperação desde a mínima do ano, em junho. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de setembro, entre 2010 e a parcial de 2024 (média até o dia 16).
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 8,37 na parcial de setembro de 2024 caiu frente ao valor praticado em setembro de 2023.
Vale destacar que ao longo da série apresentada, entre 2010 e a parcial de 2024, a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de setembro oscilou entre a mínima de 7,21 em 2011 e a máxima de 9,41 em 2021. O valor médio para um mês de setembro foi de 8,23 arrobas de boi gordo por bezerro, segundo dados do Cepea.
O poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado melhorou pelo terceiro mês consecutivo na parcial de setembro de 2024 (segunda Figura), com a queda da necessidade de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro.
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2024 (média até o dia 16).
O movimento de recuperação do preço do boi gordo no mercado físico tem refletido também na alta do mercado futuro, que reforça a expectativa mais otimista para os próximos meses, com destaque ao preço esperado para janeiro de 2025, que segue próximo da máxima, em torno de R$270,0 por arroba.
O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!