Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro: indicador interrompe 4 meses de queda

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro subiu em novembro de 2024, interrompendo 4 meses consecutivos de melhora no poder de compra do pecuarista.

A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro voltou a subir em novembro de 2024, mas segue abaixo do valor observado em um mês de novembro, desde 2019 (primeira Figura).

Vale destacar que os destaques positivos de novembro ficaram para os preços do boi gordo e do bezerro (Figura abaixo), ambos avaliados com base nos dados do Cepea, com o valor encerrando o mês com alta de 39,5% e 30,5%, frente ao último preço praticado em 2023, respectivamente. O preço do boi gordo (Cepea) inclusive renovou a máxima diária nominal, superando o recorde anterior de março de 2022, quando naquele período foi cotado a R$352,1 por arroba. Clique aqui e confira!

O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) tem mostrado um início de alta mais consistente, mas ainda longe dos patamares recordes de preço nominal, ao contrário do boi gordo (clique aqui).

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de novembro, entre 2010 e 2024.

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 7,60 em 2024 foi o menor para um mês de novembro desde 2019, mas mostra sinais de alta.

Vale destacar que ao longo da série apresentada, entre 2010 e a parcial de 2024, a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de novembro oscilou entre a mínima de 6,37 em 2010 e a máxima de 9,34 em 2021. O valor médio para um mês de novembro foi de 8,06 arrobas de boi gordo por bezerro, segundo dados do Cepea.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado interrompeu uma sequência de 4 meses consecutivos de melhora, ou seja, de queda na quantidade de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro. Isso porque em novembro de 2024 o indicador voltou a subir frente a outubro (segunda Figura).

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e novembro de 2024.

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O importante nesse final de novembro foi a forte queda no mercado futuro do boi gordo e o descolamento, para baixo, do físico (clique aqui). Os dados do saldo das posições, por tipo de investidor, no mercado futuro do boi gordo mostraram, nesse final de novembro, forte queda nos contratos em aberto dos investidores Pessoa Física, indicando também um movimento de realização de lucro. Clique aqui e saiba mais!

Após as fortes altas que chegaram próximo de 65,0% desde a mínima do ano, quando em junho foi cotado a R$215,3 por arroba, o preço do boi gordo parece ter esbarrado no preço da carne para o consumidor final, apesar do período do ano com alta demanda. É algo que temos de ficar atentos!

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo