Dados mensais da relação de troca de boi gordo por milho
Compare os dados da relação mensal de troca de boi gordo por milho em 2018, até a parcial de julho.
A Tabela a seguir apresenta os dados da relação mensal de troca de boi gordo por milho (sacas de milho por arroba), segundo dados do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2017 a julho de 2018. Vale destacar que a média de julho de 2018 refere-se aos dados parciais do mês, até o dia 20.
O interessante é avaliar que a relação de troca de boi gordo por milho em 2018, pelo menos de março a julho, tem sido muito menor frente ao que foi apurado no mesmo período de 2017.
A forte valorização do milho ao longo de 2018, principalmente até o mês de junho, piorou o poder de compra do pecuarista no momento de trocar arrobas de boi gordo por milho. Aliás, o Farmnews destaca para a evolução da variação de preços das commodities agrícolas (boi gordo, bezerro, milho e soja), desde 2007. Clique aqui!
O fato é que na parcial de julho, com uma arroba de boi gordo (indicador Cepea/Esalq) é possível comprar 3,84 sacas de milho, valor 19,0% menor que o observado no mesmo período de 2017, quando o indicador estava em 4,73 sacas por arroba.
Em 2018, até o momento, o pior mês da relação de troca de boi gordo por milho aconteceu em maio, quando uma arroba de boi gordo valia o equivalente a 3,29 sacas de milho, enquanto em maio de 2017 esse valor estava perto de 5,0 sacas por arroba (4,90).
A Figura abaixo melhor ilustra a evolução do poder de compra do pecuarista em relação ao milho.
A perda do poder de compra do pecuarista tem pressionado, para cima, os custos da diária dos bovinos em confinamento. Confira os dados mensais do custo da engorda confinada (clique aqui).
O Farmnews está iniciando um novo espaço, dedicado à análise do mercado futuro do boi gordo e do milho. É o Farmnews Futuros!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!