Mercado

Preço das commodities agrícolas em novembro de 2020 e 2019

Compare a evolução dos preços das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews em novembro de 2020 frente a 2019.

Pois é, o Farmnews apresenta dados do preço médio do boi gordo, bezerro, milho e soja na parcial de novembro de 2020, até o dia 26, segundo indicador Cepea e compara com os valores médios nominais observados em novembro de 2019. Afinal, quanto evoluiu os preços das commodities agrícolas na base anual de comparação?

O fato é que o ano de 2020 tem sido histórico para o Brasil, com dados recordes de exportação e consequente saldo da balança comercial do campo e, claro, com os preços das commodities em forte alta, impulsionada também por uma cotação do dólar favorável e também em patamares históricos (clique aqui).

Aliás, clique aqui e confira os dados anuais do saldo do agronegócio do Brasil ao longo da última década.

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço médio nominal das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja (Paranaguá-PR), segundo dados do indicador Cepea, em novembro de 2019 e 2020 (26).

O preço médio da soja em novembro de 2020 (até o dia 26) de R$165,3 por saca foi 83,9% maior que o praticado em novembro de 2019, em valor nominal. E a soja, desse modo foi a commodity com maior ganho quando comparado ao mesmo período de 2019.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A soja é seguida de perto do milho que na mesma base de comparação acumula alta de 80,7% em novembro de 2020 (26) em relação ao valor nominal praticado em novembro de 2019.

Os grãos apresentam uma alta maior que a do mercado pecuário, o que pressiona ainda mais as margens do pecuarista. E, claro, outro indicador que pesa negativamente, para o recriador, é a relação de troca de bezerros por boi gordo, como temos discutido em 2020. A alta do bezerro, por exemplo, tem superado e muito o ganho observado para o animal para abate (Tabela), o que diminui o poder de compra no momento de repor o rebanho.

Os preços das commodities agrícolas em novembro de 2020, até o dia 26, foram entre 42,0% e 83,9% maiores que os valores praticados em novembro de 2019.

E apesar do aumento dos custos de produção em 2020 a competitividade da pecuária de corte do Brasil segue como uma das melhores do mundo, pelo menos é o que mostram os dados de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo