Competitividade do boi gordo frente ao frango segue subindo em agosto
A competitividade do boi gordo em relação ao frango segue aumentando em agosto de 2021 e alcança o quarto mês consecutivo de ganho.
Pois é, com o consumo interno de carne bovina em queda no Brasil devido ao elevado preço no varejo, o consumo de carnes de frango especialmente tem aumentando e, com isso o preço das aves.
E essa alta no preço do frango tem aumentado a competitividade do boi gordo frente ao concorrente.
O fato é que nos últimos meses a alta observada para o frango congelado no atacado paulista tem superado e muito o ganho observado para o boi gordo no mesmo período (Figura), fazendo diminuir a diferença de preço entre os produtos.
A Figura a seguir apresenta a evolução mensal da relação de preços do boi gordo e do frango, avaliado em kg, segundo dados do indicador Cepea, entre janeiro de 2018 e agosto de 2021
A competitividade do boi gordo frente ao frango acumula o quarto mês consecutivo de ganho em agosto de 2021 e o valor mais favorável ao bovino desde janeiro de 2020 (Figura).
Em agosto a relação do preço do boi gordo e do frango foi de 2,63, o menkr valor desde janeiro de 2020 (2,47). Vale lembrar que entre janeiro e abril de 2021 a relação de preço do boi gordo e do frango ficou acima de 3,0 em um período mais desfavorável para os bovinos.
O Farmnews apresenta também os dados da variação de preços das commodities agrícolas no acumulado de 2021, até agosto. Afinal, qual das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam o maior ganho na parcial do ano, até agosto, o boi gordo, bezerro, milho ou a soja? Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!