Competitividade do boi gordo frente ao frango e suíno, no campo, em junho de 2023
A competitividade do boi gordo frente ao frango e o suíno caiu na parcial de junho de 2023, mas segue melhor comparado aos anos anteriores!
Afinal, como tem evoluído o preço do bovino, no campo, frente aos concorrentes em 2023 e também considerando um período maior de tempo, desde 2021?
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), do frango congelado (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, SP) ao longo de 2023.
O preço do boi gordo segue acumulando perda menor que o frango e o suíno ao longo de 2023. O preço do suíno vivo (Cepea – SP) acumulou a maior queda no ano, até o dia 22 de junho, de 24,3%, seguido do frango congelado no atacado paulista (Cepea), com perda de 21,3%. O preço do boi gordo (Cepea) caiu 12,9% no período.
Contudo, quando avaliando um período maior de tempo, desde o início de 2021 (segunda Figura), o frango (Cepea) foi o único que apresentou alta, de 1,6%, enquanto o preço do boi gordo e do suíno (Cepea) acumularam queda parecida, de 14,9% e 16,9%, respectivamente.
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço médio do boi gordo (Cepea), do frango congelado (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, SP) entre janeiro de 2021 e a parcial de junho de 2023, até o dia 22.
Como observado pelos dados acima, a maior queda do frango em relação ao boi gordo em 2023 tem como consequência o aumento da relação de preço entre o boi e o frango (ambos avaliados em Reais por kg), especialmente frente a segunda metade de 2022 (terceira Figura). Lembrando que o aumento da relação de preço entre o boi gordo e o preço dos concorrentes indica uma menor competividade do boi gordo, já que reflete em um bovino proporcionalmente mais caro. A queda na relação de preço entre o boi gordo e os concorrentes, por outro lado, reflete na maior competitividade do bovino.
E é importante destacar que a relação de preço do boi gordo e do frango na parcial de junho de 2023, de 2,71 segue abaixo da média ao longo da série iniciada em 2021, de 2,86, indicando um boi gordo mais competitivo que o frango.
A Figura abaixo mostra a relação do preço médio do boi gordo (Cepea) e do frango congelado (Cepea), ambos avaliados em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e a parcial de junho de 2023, até o dia 22.
A competitividade do boi gordo frente ao frango, embora tenha piorado em junho de 2023, segue melhor que a média avaliada desde 2021 e muito maior que em períodos como na primeira metade de 2021 e 2022.
Cenário semelhante acontece com a relação do preço do boi gordo e do suíno vivo, ambos avaliados em Reais por kg (última Figura), uma vez que embora a competitividade do bovino tenha piorado em junho, o valor da e 2,76 segue menor que a média da série iniciada em 2021, de 3,01.
A Figura abaixo mostra a relação do preço médio do boi gordo (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, SP), ambos avaliados em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e a parcial de junho de 2023, até o dia 22.
Além da análise entre o boi gordo e os principais concorrentes, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e no varejo, entre 2022 e a parcial de 2023, até maio. Clique aqui e confira!
O Farmnews destacou também para os dados da relação do preço do boi gordo e da quantidade de bovinos abatidos na parcial de 2023. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!