Mercado

Comportamento do preço do milho e da soja na parcial de 2023, até agosto

O Farmnews atualizou os dados do comportamento do preço do milho e da soja ao longo de 2023.

É importante observar (Figura abaixo) que após a forte queda no preço de ambos os grãos na primeira metade do ano, o preço diário se estabilizou para o milho e apresentou alta para a soja

Vale destacar também que o preço futuro do milho embora próximo das mínimas, segue projetando, em agosto, valores acima do mercado físico. Clique aqui e confira os dados! Aliás, o Farmnews atualiza diariamente as cotações do mercado futuro do milho para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranguá-PR) ao longo de 2023.

comportamento do preço do milho
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O comportamento do preço do milho indica um mercado ainda pressionado, próximo da mínima do ano, mas relativamente estável, mostrando uma menor força de queda.

No ano, até agosto (23), contudo, o preço do milho acumulou forte queda, de 37,3% quando comparado ao valor praticado no final de 2022. E apesar de mais estável desde junho, o preço médio do milho na parcial de agosto (R$53,3 por saca) renovou a mínima do ano e no menor patamar nominal desde julho de 2020, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do milho (Cepea), em Reais por saca de 60kg, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (média até o dia 23).

Acompanhe - O Farmnews indica!
comportamento do preço do milho
Fonte: Dados do Cepea 9adaptado por Farmnews)

Vale lembrar queda exportação de milho recorde pelo Brasil no acumulado de 2023 (clique aqui), mas a previsão segue de estoques mundiais em recuperação, impulsionado por uma oferta do grão maior que a demanda. O Farmnews atualizou os dados de produção e estoque mundial de milho para a safra 2023/24. Clique aqui e saiba mais!

No caso da soja (Figura abaixo), a média mensal acumulou a segunda alta consecutiva na parcial de agosto de 2023, mostrando uma recuperação maior da oleaginosa frente ao milho. Inclusive na parcial do ano a queda diária acumulada da soja foi bem menor, pois enquanto o milho cai perto de 40,0%, a desvalorização da soja até a parcial de agosto (23) foi de 19,3%.

A Figura apresenta os dados médios nominais do preço da soja (Cepea, Paranaguá-PR), em Reais por saca de 60kg, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (média até o dia 23).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Vale lembrar que o estoque mundial de soja para 2023/24 foi revisado para baixo em agosto de 2023, mas segue acima do observado na safra passada. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo