Mercado

Consumo de queijo. Quais os maiores consumidores mundiais?

Confira os números que revelam os principais países quando o assunto é consumo de queijo em termos percapita.

Temos apresentado alguns artigos destacando a produção e o consumo de leite e, afinal, como quais os maiores consumidores de queijo e como está o Brasil em relação a eles?

Bom, o maior consumidor de queijo é a Dinamarca, com um consumo percapita de 28,1kg por habitante ao ano. Para se ter uma ideia da grandeza do consumo de queijo na Dinamarca, os Estados Unidos, maior produtor mundial de leite apresenta um consumo percapita de 16,7kg anuais. E olha que os Estados Unidos não figuram entre os 10 principais consumidores mundiais.

Aliás, os principais consumidores mundiais de queijo ficam na Europa. Além da Dinamarca, destaque para o consumo de queijo da Islândia (27,7kg anuais por habitante), da Finlândia (27,3kg), França (27,2kg) e o Chipre (26,2kg). Aliás, os 10 principais países quando o assunto é consumo de queijo tem uma demanda percapita acima de 20,0kg. E completam a lista dos 10 maiores consumidores de queijo a Alemanha, Suíça, Holanda, Itália e Áustria, nessa ordem.

Como podemos observar, os principais consumidores de queijo são principalmente países de regiões fria do mundo, principalmente porque o queijo pode ser resfriado e preservado para uso. E claro, o clima frio exige altos níveis de proteína que o queijo fornece.

Mas e o consumo de queijo no Brasil? Pois é, o consumo no Brasil é bastante inferior aos dos principais consumidores mundiais. A média percapita do País está em 3,8kg anuais. Bem abaixo inclusive do consumo argentino, de 11,6kg anuais.

Acompanhe - O Farmnews indica!

E vale lembrar que um importante consumidor em termos potenciais, a China, apresenta um consumo percapita estimado de queijo de apenas 0,1kg anuais. Imagina se essa demanda aumentar?

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo