Contratos futuros de milho: posição, por tipo de investidor, no final de março

O Farmnews atualizou os dados da posição dos investidores nos contratos futuros de milho no final do mês março de 2025.
O preço do milho ao longo do primeiro trimestre de 2025 foi o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, acumulando alta de 20,9% (Cepea) no final de março (28), frente ao valor que encerrou 2024 (R$72,7).
E esse movimento de alta no mercado físico impulsionou as cotações no mercado futuro do grão, apesar da volatilidade, com o preço esperado do grão em tendência de alta, como mostram os dados para o contrato com vencimento em novembro de 2025 (primeira Figura).
A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço esperado do milho (B3) para maio de 2025, em Reais por saca.

Apesar da oscilação, comum ao mercado futuro, o preço esperado do milho para novembro de 2025 mostrou recuperação frente ao valor que encerrou 2024. Contudo, o preço futuro do grão segue abaixo valor atual no físico (Cepea) no final de março (segunda Figura), para todos os contratos com vencimento em aberto, de maior liquidez (segunda Figura). Aliás, o mercado futuro do milho não apenas segue abaixo do físico, mas precifica, pelo menos no final de março, uma queda significativa, especialmente ao longo da segunda metade de 2025.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre maio de 2025 e maio de 2026, em Reais por saca, no dia 28 de março.

E nesse contexto, o investidor Pessoa Física e o Estrangeiro seguem com saldo positivo na posição de compra, ao contrário dos demais investidores, com saldo na posição contrária, de venda (Tabela).
O investidor Pessoa Física e Estrangeiro se mantém na posição de compra, com o “Não Residente” liderando o rank dos “comprados”. Vale observar que o investidor Estrangeiro inclusive aumento o saldo na compra entre os dias 20 e 27 de março, enquanto o investidor Pessoa Física diminuiu um pouco o saldo na compra.
A Tabela apresenta os dados da posição dos contratos em aberto do futuro do milho, por tipo de investidor e a respectiva variação, entre os dias 20 e 27 de março, segundo dados da B3.

Os dados dos contratos futuros de milho no final de março mostram saldo de compra positivo para os investidores Estrangeiros e Pessoa Física e de venda, especialmente para investidores Institucionais e Pessoa Jurídica Financeira.
Vale ressaltar também que o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira, apesar de acumular saldo na posição “vendida”, apresenta um número de contratos, na venda, muito menor comparado aos demais investidores, tanto o Institucional como o Pessoa Jurídica Financeira.
E mudando de assunto, o preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 voltou a máxima do vencimento no final de março, reforçando a expectativa otimista ao longo do ano (clique aqui) e com a consequente redução no saldo da posição de venda do investidor Pessoa Física (clique aqui).
Você sabia que o investimento no agro vem, principalmente, dos próprios produtores e do crédito privado, ao contrário do que muitos possam imaginar? Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!