Cotações da soja e derivados em queda no início de agosto!
As cotações da soja e seus derivados iniciam o mês de agosto com queda expressiva!
As cotações da soja e de farelo de soja caíram nesta primeira semana de agosto, refletindo as expectativas de safra cheia nos Estados Unidos, o enfraquecimento da demanda externa e aquisição de lotes apenas para entrega imediata por parte de compradores domésticos.
Além disso, conforme pesquisadores do Cepea, a queda do dólar frente ao Real voltou a elevar a disparidade entre os valores pedidos e ofertados, reduzindo a liquidez interna.
Quanto ao óleo de soja, os preços caíram em menor intensidade, devido ao bom ritmo de embarques e às expectativas de demanda ainda maior por parte do setor de biodiesel no Brasil.
O Farmnews apresentou uma questão importante com relação a produção de soja no Brasil: Será que a produtividade da soja atual está perto do limite? (clique aqui e saiba mais sobre o assunto).
Entre 28 de julho e 4 de agosto, o Indicador da soja Esalq/BM&FBovespa Paranaguá registrou queda expressiva de 4,2%, para R$69,20/sc de 60 kg.
O Indicador CEPEA/ESALQ Paraná cedeu significativos 5% no mesmo período, a R$62,79/sc de 60 kg no dia 4 de agosto.
O Farmnews apresenta a evolução dos dados de produtividade da soja no Brasil nos últimos 40 anos (clique aqui).
Aliás, estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce no mundo (clique aqui e veja dados do Brasil e dos principais produtores mundiais).
A Figura abaixo ilustra as cotações da soja ao longo de 2017, segundo dados do indicador Esalq/BM&FBovespa Paranaguá.
Os dados mostram que em julho de 2017 as cotações da soja mostraram sinais de recuperação (clique aqui e saiba mais). Contudo, desde o final de julho os valores da soja estão em queda.
No ano de 2017 as cotações da soja acumulam queda de 10,7% (até o dia 4 de agosto).
Clique aqui e veja o comportamento de preços da soja, milho, boi gordo e do bezerro no primeiro semestre de 2017!
Adaptado de Cepea
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!