O ano de 2017 foi histórico para a erradicação da febre aftosa
O ano de 2017 foi histórico para a erradicação da febre aftosa no País e completou 11 anos sem registro de ocorrência da doença por aqui.
No início de dezembro, quando ocorreu o reconhecimento de novas zonas livres de aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, foi encerrado o processo de erradicação da febre aftosa no Brasil no ano.
“A partir desse reconhecimento, o Brasil passa a ter um mercado maior e teremos nossos produtos mais valorizados internacionalmente. Hoje vendemos carne para mais de 150 países mundo afora. Queremos ampliar a oferta em mercados mais competitivos, que pagam melhor, que trarão mais renda para o produtor brasileiro”, disse Blairo Maggi, do MAPA.
No Pará o reconhecimento do novo status sanitário foi feito durante a abertura do V Encontro Nacional de Defesa de Sanidade Animal (Endesa).
Simultaneamente ao avanço do Plano em 2017, o MAPA publicou o Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026, com o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa (com vacinação) e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação).
Ainda em 2017, a zona livre sem vacinação, representada pelo estado de Santa Catarina, manteve seu status sanitário. Foi desenvolvida e implementada uma nova metodologia de vigilância clínico-epidemiológica para zonas com essa condição sanitária. Após validação da metodologia haverá garantia adicional para comprovação da ausência de infecção em áreas sem vacinação.
O ano de 2018 se inicia com a expectativa do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal, prevista para o mês de maio, das últimas áreas declaradas livres, consolidando o processo de reconhecimento do Brasil pela entidade como país livre de febre aftosa.
O Farmnews destaca a estimativa da Abiec, que espera crescimento das receitas brasileiras no mercado de exportação de carne bovina em 2018! Clique aqui e saiba mais!
Adaptado do MAPA
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!