Exportação de carne bovina: diferença entre o 1º e 2º semestre!
O Farmnews comparou os dados de exportação de carne bovina na primeira e segunda metade de cada ano, desde 2020.
Afinal, como se comportaram os embarques de carne bovina do Brasil para o mercado internacional entre a primeira e a segunda metade de cada ano, desde 2020?
Além dos dados recordes de embarque em 2024 é importante destacar que tradicionalmente a segunda metade do ano concentra um período melhor de vendas (Figura), o que reserva um cenário ainda mais favorável para a exportação de carne bovina do Brasil no ano.
Vale lembrar que a exportação de carne bovina do Brasil em 2024 segue renovando a máxima histórica. Isso porque no acumulado até maio, o embarque de carne bovina brasileira para o mercado internacional nunca foi tão alto. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço da carne bovina exportada do Brasil entre janeiro e maio, de 2016 e 2024!
A Figura apresenta os dados de embarque de carne bovina do Brasil, em mil toneladas, no acumulado do 1º e 2º semestres entre 2020 e 2024, além da parcial de 2024 (entre janeiro a maio).
A exportação de carne bovina do Brasil no 2º semestre de 2023 foi 27,3% maior que a observada na primeira metade de 2023.
Considerando os valores médios de 2020 a 2023, a exportação de carne bovina do Brasil no 2ºsemestre foi 19,0% maior que no 1º semestre e, em nenhum dos anos, as vendas entre julho e dezembro (Figura).
Pois é, com a expectativa mais otimista no mercado internacional nos meses finais do ano, acompanhado de um consumo doméstico melhor (como se espera), a tendência é que os preços mostrem recuperação no ano. Aliás, o mercado futuro do boi gordo (clique aqui), já precifica uma gradativa recuperação de preços ao longo dos meses finais do ano, como temos apresentado no Farmnews.
O Farmnews também atualizou os dados que comparam a compra, em faturamento, dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em 2024, até maio. Clique aqui e confira! E por falar nos principais países importadores de carne bovina do Brasil, além dos Emirados Árabes Unidos (clique aqui), a Arábia Saudita também tem sido destaque positivo no ano de 2024 (clique aqui).
O Farmnews traz uma novidade em seu painel de cotações, mostrando diariamente a curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!