Exportação de carne de frango em julho de 2023 foi a maior desde 2018
A exportação de carne de frango do Brasil em 2023 subiu em julho e alcançou o maior valor para o período desde 2018.
Pois é, apesar do bloqueio da carne de frango brasileira de Santa Catarina pelo Japão ao longo do mês, o ritmo de exportação subiu em julho de 2023, alcançando o maior valor para o período desde 2018, como destacam os dados da Figura abaixo.
Aliás, clique aqui e saiba quais foram os principais países importadores de carne de frango do Brasil na primeira metade de 2023!
A Figura apresenta os dados de exportação de carne de frango do Brasil, em mil toneladas, nos meses de julho, entre 2018 e 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.
A exportação de carne de frango do Brasil subiu em julho de 2023, somando o equivalente a 404,6 mil toneladas, o maior valor para um mês de julho em 5 anos.
Pois é, a exportação de carne de frango do Brasil segue firme e além dos embarques, o preço segue com menor queda comparado a carne bovina e suína (segunda Figura).
E por falar no preço da carne bovina para exportação, clique aqui e confira os dados históricos do valor do produto brasileiro no mercado internacional desde 2015.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço da carne bovina, suína e de frango do Brasil para exportação, avaliada em moeda americana, entre janeiro de 2020 e julho de 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.
O preço da carne de frango é apontado como um dos fatores que tem limitado a recuperação no preço do boi gordo, impedindo uma alta mais consistente na demanda interna de carne bovina. Mas o fato é que, também, o preço da carne bovina no varejo segue caindo muito menos que a carne bovina no atacado e o próprio boi gordo.
O Farmnews atualizou também os dados a relação de preço do boi gordo e da carne bovina brasileira para exportação e destaca sua importância para o mercado pecuário nacional. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!