Exportação de soja em grão do Brasil para a China, dados até julho de 2024
A exportação de soja em grão do Brasil renovou o recorde para o acumulado de 2024, até julho, quando avaliada pelo ritmo de embarque.
A venda de soja em grão do Brasil para o mercado internacional somou 75,39 milhões de toneladas entre janeiro e julho de 2024, valor acima do recorde anterior para o período, observado em 2023, quando o País comercializou 72,47 milhões de toneladas (primeira Figura).
Vale lembrar destacar também que o USDA revisou, em agosto, os dados esperados de produção e estoque mundial de soja para a safra 2024/25 mostrando estimativa de forte alta. Clique aqui e confira os dados! Essa alta na previsão da produção e estoque mundial tem pressionado o mercado futuro da soja no País que segue renovando a mínima em agosto (clique aqui)!
A Figura apresenta os dados da exportação de soja em grão do Brasil, entre janeiro e julho, de 2018 a 2024, em milhões de toneladas, segundo dados da COMEX.
A exportação de soja em grão do Brasil somou 75,39 milhões de toneladas em 2024, até julho, valor superior ao observado no mesmo período de 2023 (72,47 milhões de toneladas) e novo recorde para o período do ano.
O interessante é observar que a alta na parcial de 2024 foi o segundo ano seguidonde ganho. É importante destacar também que o recorde de embarque de soja acontece pelo aumento do ritmo de compra chinesa, nosso principal país importador, como mostram os dados da segunda Figura abaixo.
A Figura apresenta os dados da exportação de soja em grão do Brasil para a China, entre janeiro e julho, de 2018 a 2024, em milhões de toneladas, segundo dados da COMEX.
A venda de soja em grão do Brasil para a China somou 55,24 milhões de toneladas no acumulado até julho de 2024 ou 73,3% de toda a soja exportada do País no período. Assim como para a exportação total, o embarque de soja brasileira para o país asiático alcançou recorde para o período, entre janeiro e julho (segunda Figura).
O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja entre janeiro de 2020 e julho de 2024. Clique aqui e confira!
O Farmnews também apresentou os dados de exportação de carne bovina do Brasil para a China entre 2016 e julho de 2024. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!