O mercado futuro do boi gordo começou 2026 com menos posições em aberto, mostrando que a procura pelos investidores não foi compensada pela perda dos contratos encerrados em dezembro.
Isso porque no início de janeiro (8), o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) apresentou forte queda frente ao final de dezembro (26), como mostram os dados da primeira Figura abaixo.
É comum que no início de cada ano o número de contratos em aberto na B3 caia, com os investidores em compasso de espera e avaliando as perspectivas para o longo do ano. O fato é que o ano começou com o número de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo pouco acima de 30,0 mil, valor muito abaixo do observado no final de 2025, quando o valor oscilava em torno de 40,0 mil posições. No decorrer do ano, isso vai mudar, com o apetite dos investidores aumentando gradativamente.
A apresenta os dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) entre outubro (16) e janeiro (8).

A procura pelos contratos para vencimento nos primeiros meses de 2026 seguem subindo, com exceção do vencimento para janeiro (segunda Figura). Pois é, o contrato para vencimento em janeiro apresentou queda no início de 2026, enquanto os demais vencimentos apresentaram aumento de demanda, mas ainda em valores absolutos modestos.
A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento em janeiro e fevereiro de 2026, entre o final de julho e a parcial de janeiro (8).

O número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo caiu no início de 2026, reflexo do período do ano e do compasso de espera do investidor nesse momento.
O contrato para vencimento a partir de fevereiro apresentaram aumento de demanda, mas em número absoluto ainda pequeno apesar do forte aumento frente as semanas anteriores. O contrato para vencimento em fevereiro de 2026, por exemplo, subiu de 4.218 posições em aberto em dezembro (26) para 8.701 em janeiro (8).
Os contratos para vencimento entre março e maio de 2026 (terceira Figura) também seguem mais procurados, embora esse aumento de demanda deva ser sensivelmente maior com ao longo das próximas semanas.
A Figura ilustra a evolução do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento entre março e maio de 2026, entre o início de outubro e a parcial de janeiro (8).

É importante observar também que o mercado futuro do boi gordo após iniciar o ano de 2026 em alta, voltou a cair, embora se mantenha acima do valor que encerrou 2025, para os contratos com vencimento até junho. Clique aqui e saiba mais!
As incertezas com relação aos impactos do limite de exportação de carne bovina brasileira pela China, sem tarifa adicional, influenciam a expectativa de preço futuro. Embora acreditemos que o impacto dessa imposição pelos chineses não deva alterar o movimento de alta no ano, os patamares de preço esperado podem sim ser alterados. A expectativa é que esse limite de cota se flexibilize e o Brasil tem tempo para negociar.
De acordo com os dados de 2025 (clique aqui), o limite de cota de 1,106 milhão de toneladas sem tarifa adicional ao Brasil deve ser excedido apenas em setembro. A China, em 2025, importou 1,64 milhão de toneladas métricas em carne bovina do Brasil, valor 24,6% acima do que foi observado em 2024 (clique aqui).
É importante destacar que o ano de 2025 foi de valores recordes de exportação de carne bovina do Brasil como um todo, em faturamento e embarque. Apenas o preço médio em 2025 não foi recorde, pois ficou abaixo do valor praticado em 2022.
O faturamento somou o equivalente a US$16,61 bilhões em 2025, valor 42,5% acima de 2024 (US$11,66 bilhões). O embarque alcançou 3,09 milhões de toneladas métricas, valor 21,4% acima do recorde anterior, de 2024 (2,54 milhões de toneladas). Além do recorde no ano, o mês de dezembro renovou a máxima em receita, embarque e preço para o período do ano. Clique aqui e confira os dados.
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



