quarta-feira, novembro 26, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Importação de carne bovina do Brasil pela UE foi recorde no 1° semestre de 2025

A importação de carne bovina do Brasil pela UE (União Europeia) foi recorde no 1° semestre de 2025, com alta de quase 50,0% frente a 2024.

O Farmnews tem apresentado dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil ao longo de 2025, especialmente após a imposição de tarifa adicional dos EUA a alguns produtos exportados do Brasil.

O fato é que a carne bovina brasileira tem sido cada vez mais demanda em 2025, não apenas pelos EUA (clique aqui) mas por outros países, como a própria China (clique aqui) que aumentou o ritmo de compra em 2025, o México (clique aqui), o Chile, a Rússia (clique aqui) e até mesmo a Argentina (clique aqui). Pois é, o país vizinho embora não seja um tradicional e importante comprador em termos de quantidade, tem aumentado a demanda no ano, o que merece atenção.

A compra de carne bovina brasileira pelos países do bloco europeu foi recorde considerando os dados da primeira metade do ano, em 2025 (primeira Figura). Isso porque o embarque de carne bovina in natura (fresca e congelada) do Brasil para a UE somou 37,5 mil toneladas, o maior patamar para o período do ano.

Vale lembrar que na primeira metade de 2025 a venda de carne bovina in natura do Brasil para o mercado internacional somou 1,28 milhão de toneladas métricas, valor 12,9% acima do recorde anterior, de 2024. Clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço da carne bovina brasileira para exportação no 1° semestre entre os anos de 2015 e 2025. E é importante destacar também que mesmo antes dos dados completos de julho, a receita e embarque de carne bovina renovou o recorde para um mês de julho, em 2025 (clique aqui)!

A Figura apresenta os dados do embarque de carne bovina in natura do Brasil entre janeiro e junho, de 2018 a 2025, em mil toneladas métricas.

importação de carne bovina do Brasil pela UE
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

A importação de carne bovina do Brasil pela UE voltou a subir em 2025, após um período de relativa estabilidade (Figura acima) e alcançando nova máxima na primeira metade do ano.

Apesar do recorde de compra no 1° semestre de 2025, a importância da UE para as vendas de carne bovina do Brasil como um todo caiu (segunda Figura), indicando que o crescimento das compras dos europeus foi menor que o aumento das vendas totais do País!

A Figura apresenta os dados da participação da UE no embarque total de carne bovina in natura do Brasil no 1° semestre, entre 2018 e 2025, segundo dados da COMEX.

importação de carne bovina do Brasil pela UE
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, o preço do boi gordo foi o destaque negativo entre as commodities agrícolas acompanhadas por Farmnews (clique aqui), acumulando queda de 7,3% frente ao valor que encerrou junho e, descolando do preço da categoria de reposição que, caiu menos no período (clique aqui).

Contudo, a expectativa segue otimista para o boi gordo ao longo da segunda metade do ano (clique aqui), com o mercado futuro mostrando reação e precificando alta para os vencimentos ao longo de agosto de 2025 e fevereiro de 2026 (clique aqui).

O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, valores médios nominais, nos meses de julho, entre 2018 e 2025. Clique aqui e confira!

E mudando de assunto, a corrida global por soberania alimentar já começou. No desafio de alimentar o planeta entra em cena o jogo de poder e estabilidade geopolítica. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares