Mercado

Maiores importadores de carne bovina do Brasil em março de 2025

O Farmnews comparou a compra, avaliada pelo ritmo de embarque, dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em março de 2025.

Afinal, como variou o ritmo de compra dos principais países importadores de carne bovina in natura do Brasil quando comparamos o mês de março de 2024 com março de 2025?

E é importante destacar que a exportação de carne bovina do Brasil foi recorde em 2025, tanto para um mês de março como em um 1º trimestre de 2025. Clique aqui e confira os dados!

O fato é que em março de 2025 o Brasil comercializou 215,43 mil toneladas métricas de carne bovina in natura, valor 27,4% acima do recorde anterior, de 2022, quando somou 169,13 mil toneladas. A receita também renovou a máxima e pela primeira vez acima de US$1,0 bilhão em um mês de março.

Embora todos os maiores importadores de carne bovina do Brasil tenham aumentado o ritmo de compra em março de 2025, o destaque positivo ficou para os EUA, como mostram os dados da Tabela abaixo.

A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no mês de março de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

maiores importadores de carne bovina

O fato é que todos os principais países compradores de carne bovina do Brasil aumentaram o ritmo de compra em março de 2025 frente ao mesmo período do ano anterior, mas, vale mencionar o forte aumento das vendas para os Estados Unidos. Isso porque os EUA importaram 36,94 mil toneladas de carne bovina do Brasil, valor 565,5% acima do praticado no mesmo período de 2024 (5,55 mil toneladas métricas).

A China, aliás, nosso principal país importador foi o que apresentou o menor aumento nas compras na base anual de comparação em março de 2025 (Tabela), alcançando inclusive participação abaixo de 50,0% do total embarcado de carne bovina do Brasil (Figura), o que não é muito comum ao longo dos últimos anos. Em fevereiro de 2025, contudo, a participação chinesa nos embarques de carne bovina do Brasil também ficou abaixo de 50,0% (clique aqui), o que mostra o aumento da importância dos demais países no mercado de exportação de carne bovina do Brasil.

Além dos Estados Unidos, destaque de alta nas compras entre março de 2024 e março de 2025, também vale destacar o aumento das compras do México, dos países da União Europeia (UE) e do Chile.

A Figura a seguir ilustra a importância dos países importadores de carne bovina do Brasil, no embarque, em março de 2025, segundo dados do COMEX.

maiores importadores de carne bovina
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

O Farmnews também atualizou os dados médios do preço do boi gordo, em valores nominais, no 1º trimestre de cada ano, entre 2010 e 2025. Clique aqui e confira!

E por falar no preço do animal pronto para o abate, o boi gordo apresentou recuperação ao longo de março (clique aqui), com reflexo positivo no comportamento de preço dos contratos futuros do boi gordo com vencimento em 2025 (clique aqui). Nesse contexto, o investidor Pessoa Física voltou a acumular saldo na posição de compra nos contratos futuros do boi gordo após 4 meses no início de abril (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo