sexta-feira, janeiro 9, 2026

[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Perspectiva do milho na primeira metade de 2026: por que o cenário é negativo?

O Farmnews destacou para a perspectiva do milho para a primeira metade de 2026, com base no mercado futuro do grão e os valores praticados no mesmo período do ano anterior.

O fato é que embora o preço futuro do milho apresente uma perspectiva de recuperação frente ao valor atual do grão, como temos discutido no Farmnews (clique aqui), o valor esperado para a primeira metade de 2026 segue abaixo da observada no mesmo período do ano anterior, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.

A Figura apresenta os dados do preço futuro do boi gordo (B3, coluna azul) para os vencimentos entre novembro de 2025 e setembro de 2026 e os respectivos valores médios nominais (Cepea, coluna verde) no mesmo período do ano anterior, em Reais por saca.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

A expectativa é que entre novembro de 2025 e maio de 2026, como mostram os dados da Figura acima, o preço do milho fique abaixo do valor nominal observado no mesmo período do ano anterior. Isso de acordo com os dados da B3.

Esse cenário de preço esperado do milho é preocupante, especialmente para o início de 2026, uma vez que além da expectativa de valores de venda menores do milho, o custo de produção segue em alta, o que reforça ainda mais a preocupação com a margem do agricultor.

E por falar em custo de produção, o Farmnews inclusive tem destacado para o comportamento de preço de importação dos fertilizantes pelo Brasil, que segue em alta ao longo de 2025. Vale lembrar que o preço de importação de fertilizantes pelo Brasil (FOB) em setembro de 2025 foi de, em média, US$360,8 por tonelada, alta de 11,7% frente a setembro de 2024 (US$323,1) e também acima do observado no mês anterior. Aliás, clique aqui e confira os dados mensais da importação de fertilizantes do Brasil desde 2020.

A relação de preço do fertilizante e do milho em 2025 mostra um cenário desfavorável para o agricultor, com o aumento da quantidade necessária de milho para a importação de uma tonelada de fertilizante (FOB). Clique aqui e saiba mais!

A expectativa de preço futura pode mudar, mas o cenário atual é desafiador e merece atenção. O mercado futuro do milho mostra uma expectativa de recuperação no preço do grão ao longo dos próximos meses, mas uma perspectiva ainda modesta de valorização.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre novembro de 2025 e janeiro de 2027, em Reais por saca, no dia 5 de novembro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do milho
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de outubro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares