Posição dos contratos futuros do boi gordo por tipo de investidor, em agosto (15)
O Farmnews apresenta os dados que mostram a posição dos contratos futuros do boi gordo, na parcial de agosto (15), por tipo de investidor.
O investidor Pessoa Física, na parcial de agosto (15), segue com a maior posição de compra nos contratos futuros do boi gordo (15.669) e o único com saldo positivo (9.712) entre os participantes desse mercado, como mostram os dados da Figura abaixo.
A Figura a seguir ilustra a posição dos contratos em aberto do futuro do boi gordo, por tipo de investidor, em agosto (15), segundo dados da B3.
O investidor Pessoa Física apresenta um saldo positivo de compra de 9.712 contratos futuros de boi gordo, enquanto os Investidores Estrangeiros dominam a ponta vendida (-3.938 contratos).
Aliás, com exceção do investidor Pessoa Física todos os demais participantes mantêm saldo vendido nos contratos futuros do boi gordo. Vale lembrar aqui que não apresentamos as posições do mercado de opções, tema que iremos incluir nas próximas análises para uma visão mais completa da posição dos investidores.
Vale lembrar que o preço futuro do boi gordo segue de lado nos últimos meses diante de um mercado físico do boi gordo em recuperação. Esse cenário de uma maior valorização do mercado físico frente ao boi gordo fez diminuir o ágio entre o preço esperado e atual do boi gordo, o que reforça uma maior expectativa de valorização daqueles com posição de compra.
Aliás, o Farmnews apresentou a evolução diária da diferença entre o preço do contrato futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2024 em relação a referência no físico (Cepea), mostrando a queda no ágio para o menor patamar desde março. Clique aqui e confira!
A referência do boi gordo no mercado físico, por sua vez, segue em gradativa recuperação, alcançando a maior média nominal na parcial de agosto desde janeiro (clique aqui).
Vale destacar, no sentido oposto, que a quantidade de bovinos em confinamento em 2024 aumentou de modo significativo, o que pode gerar uma pressão pontual nos preços na entressafra, além da queda no diferencial de base entre as demais praças e a referência Cepea, fato que tem limitado o movimento de alta em São Paulo.
O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!