Preço boi gordo em setembro, de 2014 a parcial de 2023
O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, valores médios nominais, nos meses de setembro, nos últimos 10 anos.
O fato é que o preço médio do boi gordo na parcial de setembro de 2023, até o dia 8, alcançou o menor patamar desde 2019, como revelam os dados da primeira Figura abaixo.
A Figura apresenta os dados médios do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, nos meses de maio, de 2014 a parcial de 2023 (média até o dia 8).
O preço do boi gordo na parcial de setembro de 2023 (8) foi de R$200,6 por arroba, valor 33,9% menor que a média nominal de setembro de 2022 (R$303,3).
O importante é destacar que a queda em 2023 foi a maior entre os meses de setembro ao longo da série iniciada desde 2010. E vale observar também que além da maior queda entre os meses de setembro, em 2023, o preço da arroba do boi gordo praticamente voltou aos mesmos patamares pré-Covid-19, no início de 2020, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura ilustra a evolução mensal do preço nominal do boi gordo, em Reais por arroba, dentro de cada ano, de 2020 a parcial de setembro de 2021 (8).
Apesar da queda e do menor patamar do ano na parcial de 2023, o mercado futuro do boi gordo reagiu no início de setembro, fortalecendo a perspectiva de um terço final de ano mais favorável em termos de preço para o pecuarista. O preço futuro do boi gordo, apesar da queda após 4 altas consecutivas, encerra semana com valorização frente ao final de agosto. Clique aqui e confira!
A exportação de carne bovina segue nos patamares recordes quando o assunto é ritmo de embarque. Por outro lado, os preços da carne bovina brasileira no mercado internacional seguem decepcionando (clique aqui). A oferta, pelo menos de fêmeas, tende a diminuir ao longo dos próximos meses, em razão do período reprodutivo. Aliás, o Farmnews apresentou dados que mostram a queda na taxa de abate de vacas nos meses finais de cada ano (clique aqui).
Esse cenário de uma perspectiva de uma melhor demanda nos meses finais do ano, acompanhada de uma menor oferta de animais para o abate, especialmente de fêmeas, pode confirmar uma expectativa de preço em recuperação, ainda que de modo comedido, nos meses finais do ano.
O Farmnews atualizou os dados de compra de carne bovina do Brasil pela China ao longo dos últimos anos, até a agosto de 2023. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!