O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro, média da primeira metade de cada ano, entre 2010 e 2025.
O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pela inflação (IGP-M), voltou a subir em 2025 quando comparado a primeira metade dos anos anteriores. Aliás, o preço corrigido do bezerro no 1º semestre de 2025 interrompeu uma sequência de 3 anos consecutivos de queda para o período do ano, como mostram os dados da primeira Figura.
Vale ressaltar que apesar do preço do bezerro iniciar julho em queda, acompanhando o movimento do boi gordo. Mas acreditamos que o movimento de perda seja pontual. A expectativa é de valorização para o longo prazo (clique aqui).
A Figura a seguir ilustra a evolução do preço médio do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pela inflação no 1º semestre entre os anos de 2010 e 2025, em Reais por cabeça.

O preço corrigido do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) no 1º semestre de 2025 de R$2.732,3 por cabeça foi 24,8% maior que o valor praticado no mesmo período de 2024 e o maior para o período do ano desde 2022.
O preço do bezerro quando corrigido pela inflação, além de interromper 3 anos consecutivos de queda (segunda Figura), já alcançou alta superior aos patamares observados em 2025, indicando, além da continuidade do movimento de valorização, que o potencial de ganho ainda é grande.
A Figura a seguir apresenta a variação do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pela inflação no 1º semestre entre os anos de 2011 e 2025.

Como também destacam os dados apresentados na terceira Figura, o preço corrigido do bezerro no ciclo de alta anterior alcançou patamares muito acima do atual.
Observando os dados históricos vale destacar que os ciclos de alta têm alcançado patamares maiores. Veja (terceira Figura) que no ciclo de 2015 foi maior que o anterior (2010), assim como o ciclo de alta de 2021 foi maior que o de 2025. É uma tendência que tende a se repetir, ainda mais quando avaliamos o ritmo recorde de abate de vacas nos últimos anos (clique aqui).
A Figura a abaixo apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de maio de 2025, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e junho de 2025.

E além da esperada redução na oferta devido ao forte abate de fêmeas dos últimos, a demanda por carne bovina (clique aqui) e bovinos vivos brasileiros no mercado internacional tem chamado cada vez mais nossa atenção.
E por falar em carne bovina, além de renovar a máxima histórica na parcial de 2025, até junho (clique aqui), os dados parciais de julho indicam que novo recorde para o período do ano possa ser novamente alcançado (clique aqui). O Farmnews também atualizou os dados da exportação de bovinos vivos do Brasil nos meses de junho e no acumulado da primeira metade do ano, entre 2005 e 2025 (clique aqui).
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




