Preço corrigido do bezerro nos meses outubro: sinais de forte recuperação
O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro nos meses de outubro, entre 2010 e a parcial de 2024.
O preço do bezerro mostrou sinais de recuperação, em especial desde a segunda metade de setembro (primeira Figura), mas ainda segue com valorização muito abaixo da observada para o boi gordo em 2024 (clique aqui). O fato é que, quando observamos o preço da categoria de reposição em um período maior de tempo, vemos que esse movimento de valorização está apenas começando e tem um “espaço” para altas significativas entre o final de 2024 e os anos de 2025 e 2026.
Vale destacar nesse contexto que o preço do boi gordo alcançou o maior patamar para um mês de outubro, em valor nominal, em 2024. Clique aqui e confira os dados!
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, desde 2023.
Apesar da valorização entre o final de setembro e outubro, o preço médio do bezerro segue relativamente próximo da média de 2023, como mostram os dados da segunda Figura, que compara o preço corrigido do bezerro, nos meses de outubro, entre 2010 e a parcial de 2024.
A Figura a seguir apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de outubro, corrigido pelo IGP-M de setembro de 2024, em Reais por cabeça, entre 2010 e a parcial de 2024 (média até o dia 29).
O preço corrigido do bezerro na parcial de 2024 interrompeu 3 anos consecutivos de queda entre os meses de outubro, consolidando perspectiva de alta.
O interessante é observar que embora a alta em outubro de 2024 frente ao mesmo período do ano anterior tenha sido modesta, o segundo ano de valorização é tradicionalmente mais significativo, como nos anos de 2014 e 2020 (Figura acima), o que reforça a tendência de uma forte valorização, especialmente a partir de 2025.
É interessante observar também (terceira Figura), que o comportamento mensal do preço corrigido do bezerro desde o início de 2010 mostra que o “fundo” muito provavelmente já tenha sido alcançado e que a atual fase de estabilidade precede um movimento de ganho importante. E a considerar o ritmo intenso de abate de vacas nos últimos anos, alcançando valores recordes, a perspectiva é de forte valorização, com expectativa de superar a máxima do pico anterior. Os movimentos cíclicos de preço mostram que os picos de alta superam os picos observados no período de ganho dos anos anteriores. Essa é a tendência que temos observado ao longo da história!
A Figura a abaixo apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de setembro de 2024, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de outubro de 2024 (média até o dia 29).
E mudando de assunto, os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil de outubro confirmam novo recorde para um mês de outubro, em 2024 e devem inclusive renovar a máxima mensal histórica. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!