Preço da arroba do bezerro interrompe sequência de alta em maio. Confira dados!

O preço da arroba do bezerro caiu na parcial de maio de 2025, interrompendo sequência de 3 meses consecutivos de valorização.
A queda no preço do bezerro não é novidade para a época do ano, já que o período é de safra, com as condições das pastagens mais prejudicadas. O preço do boi gordo, pressionado, também reflete na queda da relação de troca e no poder de compra do pecuarista nesse momento. Essa combinação de fatores faz a demanda e o preço da categoria de reposição cair pontualmente, o que não anula a perspectiva otimista para o restante do ano.
Aliás, o preço do bezerro segue como o destaque do ano, até a parcial de maio, entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, sendo o único que acumulou alta no ano quando comparado ao boi gordo, milho e a soja (clique aqui).
O Farmnews também comparou o preço nominal do bezerro nos meses de maio entre os anos de 2018 e a primeira metade de 2025. Clique aqui e confira os dados!
Apesar da queda na parcial de maio (primeira Figura), o preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) segue acima de R$400,0 por arroba e abaixo apenas da média nominal de 2021, considerando apenas os meses de maio.
A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (até o dia 20), em Reais por arroba.

O preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) de R$409,5 na parcial de maio de 2025 voltou a cair frente ao mês anterior, interrompendo uma sequência de 3 meses de alta consecutiva.
Vale observar (segunda Figura), que o comportamento diário do preço do bezerro em 2024 e 2025 mostra uma tendência de queda ao longo dos meses de maio e junho, o que antecede um período de alta mais consistente de preço. A expectativa é que em 2025 tenhamos uma curva de preço semelhante ao ano anterior. Claro, os valores alcançados e os momentos de alta podem e devem ser diferentes em 2025, mas o comportamento de preços deve ser semelhante. É o que acreditamos!
A Figura destaca os dados nominais diários do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2024 e a parcial de 2025, em Reais por arroba.

E mudando de assunto, o Farmnews apresentou os dados que mostram a importância dos maiores importadores de carne bovina do Brasil entre 2018 e 2025, dados até abril. Clique aqui e confira! O fato é que, apesar da China liderar, de longe, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil, sua importância tem gradativamente diminuído ao longo dos últimos anos, não pela queda na compra do país asiático, mas pelo maior aumento na demanda de países como EUA (clique aqui), Filipinas, México (clique aqui) etc.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!