Preço da arroba do bezerro sobe pelo terceiro mês seguido em dezembro
O preço da arroba do bezerro subiu pelo terceiro mês consecutivo da parcial de dezembro de 2023.
O preço do bezerro segue em recuperação (Figura) e no maior patamar desde julho, a exemplo do boi gordo. E por falar no animal pronto para o abate, clique aqui e confira a evolução mensal dos preços da arroba entre 2020 e a parcial de dezembro de 2023.
A Figura a seguir apresenta os dados do preço médio nominal da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de dezembro de 2023 (média até o dia 18).
O preço da arroba do bezerro na parcial de dezembro de 2023, de R$314,8 por arroba foi a maior média mensal desde julho e o terceiro mês consecutivo de valorização.
Vale destacar, contudo, que o preço da categoria de reposição segue abaixo do preço médio observado nos meses de dezembro entre 2020 e 2022, como mostram os dados da Figura acima.
Essa queda no preço do bezerro contribuiu para o aumento do abate de bovinos no País devido a maior oferta de vacas. A falta de atratividade econômica da atividade de cria pressionou, para cima, o ritmo de abate entre julho e setembro de 2023 que, alcançou o maior patamar da história para o período do ano. Pois é, mas acreditamos que esse cenário esteja no fim, com a expectativa da virada do ciclo pecuária, gradativamente, a partir de 2024.
Aliás, o mercado futuro do boi gordo já precifica, para a segunda metade de 2024, um cenário de preço melhor frente ao valor observado no mesmo período de 2023. Clique aqui e saiba mais do assunto!
E por falar em oferta de bovinos, é interessante observar que o abate de bovinos no Brasil somou 8,93 milhões de cabeças no 3º trimestre de 2023, o valor mais alto da história para o período.
O Farmnews também atualizou os dados da taxa de abate de vacas em relação ao total de bovinos abatidos no País no 3º trimestre de cada ano, entre 2014 e 2023. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!