Preço do bezerro: dados da variação anual entre 2020 e a parcial de junho de 2025!

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro frente ao mesmo período do ano anterior entre 2020 e a parcial de junho de 2025.
O objetivo aqui foi o de comparar o preço médio nominal da categoria de reposição em relação ao valor praticado no mesmo período do ano anterior, desde o início de 2020 (Figura abaixo).
O fato é que na parcial de junho de 2025 a variação do preço do bezerro comparado ao valor nominal praticado no mesmo período do ano anterior segue em alta, ficando inclusive acima de 40,0% (primeira Figura).
E como temos destacado no Farmnews, o movimento de alta no preço do bezerro está ainda no início, invertendo um período de queda ao longo de pouco mais de 2 anos, ou seja, entre o início de 2022 e a primeira metade de 2024 (colunas em vermelho na Figura abaixo).
Além de um período de alta que ainda deve se estender nos próximos anos, o potencial de valorização é grande, especialmente quando avaliamos os patamares de valorização observado no ciclo de alta anterior (clique aqui) e, principalmente quando avaliamos o ritmo de abate de fêmeas que, mesmo com a gradativa recuperação no preço da categoria de reposição, alcançou patamares históricos.
O Farmnews destacou para os dados do abate de fêmeas nos primeiros 3 meses de 2025 que, alcançaram patamares recordes (clique aqui) e mostram que a recuperação no preço da categoria de reposição desde o final de 2024 (clique aqui) ainda não foi suficiente para reduzir a oferta de vacas e novilhas para o abate. Esse cenário inclusive merece atenção (clique aqui).
A Figura ilustra a evolução da variação anual do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2025 (média até o dia 16).

A alta do preço do bezerro quando comparado ao mesmo período do ano anterior voltou a subir na parcial de junho de 2025, ficando mais de 40,0% acima do valor praticado em junho de 2024.
O preço do bezerro na parcial de junho de 2025 (Cepea, Mato Grosso do Sul), de R$2,918,0 por cabeça foi 41,4% maior que a média nominal praticada em junho de 2024 (R$2.063,0), a maior alta na base mensal de comparação desde julho de 2021 (Figura acima).
O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), na parcial de junho de 2025, interrompeu uma sequência de 3 anos consecutivos de queda entre os meses de junho e, inclusive ficou relativamente próximo da máxima nominal histórica para o período do ano, em 2021.
O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, valores médios nominais, nos meses de junho, entre 2018 e a primeira metade de 2025. Clique aqui e confira!
A Figura mostra a evolução do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, nos meses de junho, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 16).

E mudando de assunto, o preço do boi gordo no mercado físico foi o destaque de valorização na primeira quinzena de junho entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui), voltando a subir após um período de queda, comum ao período de safra.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!