Preço do bezerro, dados médios entre 2020 e a parcial de outubro de 2023
O preço do bezerro voltou a subir na parcial de outubro, interrompendo 5 meses consecutivos de queda.
Vale lembrar também que no acumulado do ano, até a primeira metade de outubro, o preço do bezerro foi o que menos caiu entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, com queda de 17,5%. Clique aqui e saiba mais!
Essa recuperação do preço da categoria de reposição na parcial de outubro (Figura), ainda que modesta, reforça a expectativa de que a tendência de queda se inverta e passe para uma maior estabilidade, mostrando que o pior possivelmente já tenha ficado para trás.
A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2023 (até o dia 17).
O preço do bezerro apresentou recuperação na parcial de outubro (17), com valor médio de R$2.050,6 por cabeça, alta de 2,3% frente a setembro, mas 16,3% abaixo da média nominal de outubro de 2022 (R$2.451,4)
O mês de outubro tem sido marcado pela recuperação do preço do mercado pecuário, especialmente do boi gordo, o que fez melhorar a relação de troca frente ao bezerro. E por falar no assunto, o ágio do bezerro em relação ao boi gordo caiu na parcial de outubro de 2023, interrompendo sequência de 4 meses consecutivos de alta. Clique aqui e confira os dados!
A expectativa segue para uma gradativa recuperação do preço do bezerro ao longo de 2024 e que os valores de 2023 tenham encontrado um fundo. Os dados históricos do preço corrigido do bezerro, aliás, destacam que o ciclo de baixa em 2023 caiu mais que a queda nos ciclos anteriores (clique aqui).
O Farmnews atualizou também os dados que mostram a projeção do consumo mundial de carne bovina e por país para 2023 e 2024. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!