quinta-feira, novembro 27, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço do bezerro e do boi gordo no final de agosto: análise 2025 x 2024!

O preço do bezerro ficou mais estável em agosto, enquanto o boi gordo mostrou recuperação mais consistente no período.

Isso porque considerando apenas os dados de agosto, até o dia 22, frente ao valor que encerrou o mês anterior, o preço do boi gordo (Cepea) segue como destaque de valorização, com alta de 5,5%. Na mesma base de comparação, o bezerro subiu 1,8%. Contudo, no acumulado do ano, em relação ao último valor de 2024, o bezerro se mantém descolado do boi gordo, com alta de 8,5%. O boi gordo, por outro lado, acumula perda de 2,2%, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura ilustra a variação acumulada no preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro segue mais estável em 2025, após a valorização observada entre o início de março e abril, embora a expectativa seja de valorização.

Aliás, a segunda Figura ilustra melhor a relativa estabilidade de preço do bezerro em 2025 após a alta entre março e abril. E como temos destacado, o comportamento de preço em 2025, entre maio e a parcial de agosto, segue parecida com aquela observada no mesmo período de 2024. Em 2024, contudo, o preço da categoria de reposição acumulou forte alta a partir de outubro. A expectativa, claro, é que os preços voltem a subir. A questão é quando e com qual intensidade. Mas a expectativa é essa!

A Figura apresenta a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, em 2024 e a parcial de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A expectativa é também otimista no mercado físico do boi gordo (terceira Figura) que já mostrou sinais de recuperação em agosto (clique aqui) após a turbulência de julho. Os dados esperados de consumo doméstico, especialmente nos meses finais do ano, somado aos patamares recordes de exportação de carne bovina sustentam essa expectativa mais otimista para o restante do ano.

Contudo, é importante destacar o comportamento contrário do mercado futuro (B3) que, precifica um cenário mais pressionado para o valor da arroba (clique aqui), inclusive com o preço esperado do boi gordo em novembro de 2025 abaixo do que foi observado no mesmo período do ano anterior (clique aqui).

O Farmnews tem destacado para o momento de atenção quando comparamos o mercado físico e o futuro e a importância de estar atento aos fundamentos e menos preocupados com os movimentos pontuais especulativos, comuns ao mercado financeiro. Para quem opera na B3 é importante a gestão de risco, pois por lá o percurso é mais turbulento mesmo!

A Figura apresenta a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba, em 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Apesar de seguir próximo da máxima para um mês de agosto, o poder de compra do pecuarista melhorou quando comparado ao mês anterior, ou seja, julho justamente devido a maior recuperação do preço do animal pronto para o abate. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares