Mercado

Preço do boi gordo consolida maior patamar de outubro, em 2024!

O preço do boi gordo alcançou o maior patamar para um mês de outubro, em valor nominal, em 2024.

O movimento de valorização segue firme ao longo da segunda metade de 2024, consolidando uma perspectiva mais otimista de preço ao produtor, tanto no Brasil como no cenário global. A perspectiva de a queda na produção mundial de carne bovina (clique aqui), especialmente dos EUA (clique aqui), aliado ao forte ritmo de abate de fêmeas no Brasil nos últimos anos (clique aqui) sustentam esse otimismo. Vale destacar ainda que os efeitos da “virada” para alta no ciclo pecuário do longo prazo tendem a ser observados ao longo dos próximos anos, com a mais evidente recuperação do preço da categoria de reposição (clique aqui) e a menor oferta de vacas para o abate.

A Figura a seguir apresenta os dados do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), nos meses de outubro, entre 2010 e a parcial de 2024 (média até o dia 25).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo (Cepea) na parcial de outubro de 2024, de R$297,0 por arroba foi o maior, em valor nominal, para um mês de outubro, superando o recorde anterior, de 2022.

Vale lembrar que em outubro de 2021 o preço do boi gordo caiu sensivelmente devido ao caso atípico de vaca louca e a consequente interrupção temporária dos embarques de carne bovina do Brasil para a China!

Apesar do recorde nominal de preço para um mês de outubro, em 2024, a máxima histórica (Cepea) de preço foi em março de 2022, quando a média alcançou R$344,7 por arroba. E além de ainda um pouco distante da máxima nominal histórica, a alta de outubro de 2024 não foi a maior observada ao longo de uma série de 10 anos (segunda Figura).

A Figura ilustra a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea), entre os meses de outubro, de 2010 à parcial de 2024 (média até o dia 25).

Acompanhe - O Farmnews indica!
preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Considerando a média de variação entre os meses de outubro, entre 2010 e a parcial de 2024, o preço do boi gordo (Cepea) subiu 10,8%, oscilando entre uma alta de 62,1% em 2020 e uma queda de 19,8% em 2023.

E se, por um lado, a oferta de carne bovina deve cair em 2025, por outro, a importação mundial de carne bovina deve subir em 2025, alcançando 11,18 milhões de toneladas em equivalente carcaça, expectativa de alta de 0,49% frente ao esperado para 2024 (11,13 milhões de toneladas). Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui) e do milho (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo