O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação anual do preço do boi gordo, de 2020 à expectativa futura, até fevereiro de 2026, na parcial de setembro (22).
O preço do boi gordo voltou a ficar mais pressionado em setembro (primeira Figura), frustrando a expectativa de valorização em outubro. Apenas na parcial de setembro, até o dia 22, frente ao valor que encerrou agosto, o valor da arroba caiu 2,2%. No ano, em relação ao final de 2024, a queda foi de 4,4%.
Vale lembrar que em setembro de 2025, por outro lado, o preço do bezerro voltou a ser aproximar da máxima do ano, inclusive aumentando o descolamento em relação ao valor do animal pronto para o abate (clique aqui).
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

O fato é que a maior pressão negativa no preço do boi gordo tem diminuído a expectativa de valorização no preço da arroba no mercado futuro (segunda Figura).
Apesar da expectativa de relativa estabilidade em outubro (precificando pequena alta em setembro, 22), o mercado futuro do boi gordo segue indicando uma tendência de recuperação a partir de novembro. Em outras palavras, os dados da B3 sugerem que a maior pressão negativa nos preços deve ficar, de fato, mais concentrada em outubro. Vamos acompanhar!
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço mensal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2024 e a parcial de setembro de 2025 (até o dia 22) e a expectativa futura (B3, de setembro, 22) de outubro de 2025 a fevereiro de 2026.

É importante destacar, contudo, que o preço esperado entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026 revela um cenário diferente do que foi observado em 2025, até a parcial de setembro, como mostram os dados da terceira Figura.
O objetivo da terceira Figura abaixo é apresentar como está a variação do preço médio do boi gordo em relação ao mesmo período do ano anterior e o qual a expectativa futura para os vencimentos entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026 na mesma base de comparação.
A Figura ilustra a variação do preço médio do boi gordo (Cepea) frente valor nominal no mesmo período do ano anterior e a expectativa de preço entre outubro de 2025 e fevereiro (B3) em agosto (20).

O mercado futuro do boi gordo precifica, em setembro (22), uma menor diferença entre o preço do boi gordo nos meses de outubro de 2025 e fevereiro de 2026 frente ao mesmo período do ano anterior, contrariando o que tem sido observado ao longo do ano.
E assim como aconteceu com o boi gordo, o Farmnews atualizou os dados que mostram a variação anual do preço do bezerro, até a parcial de setembro de setembro de 2025. 2025. Clique aqui e confira os dados!
E mudando de assunto, os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil até a 3ª semana de setembro reforçam expectativa de novo recorde para o período do ano. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




