Preço do milho e da soja, nominal e corrigido em setembro, de 2013 a 2022!
O Farmnews apresenta dados do preço do milho e da soja, em valores nominais e corrigidos pela inflação, nos meses de setembro, em 10 anos.
Afinal, qual a média mensal de preços dos grãos, milho e soja, em valores nominais e corrigidos pelo IGP-M, nos meses de setembro, de 2013 a 2022?
E além do preço dos grãos, o Farmnews apresentou também os dados do preço corrigido do boi gordo nos meses de setembro, em 10 anos, de 2013 a 2022. Clique aqui e confira!
A Tabela a seguir apresenta os dados do preço mensal do milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR), em valores nominais e corrigidos pela inflação (IGP-M de setembro de 2022), em Reais por saca, nos meses de setembro, de 2013 a 2022.
O preço do milho caiu em setembro de 2022, tanto em valor nominal como corrigido, frente a média observado no mesmo período de 2021.
O valor médio nominal do milho (Cepea) em setembro de 2022 foi 9,1% menor que a média nominal de setembro de 2021 e o segundo maior valor histórico para um mês de setembro, a exemplo do valor corrigido pela inflação (Tabela).
E ao contrário do milho, o preço da soja (Cepea, Paranaguá-PR) acumulou, em 2022, o terceiro ano consecutivo de valorização entre os meses de setembro e renovando a máxima nominal histórica para o período, com média de R$187,3 por saca. O preço médio corrigido da soja apresentou leve alta frente a setembro de 2021, indicando que no período a soja subiu pouco mais que a inflação medida pelo IGP-M.
O fato é que os estoques mundiais seguem baixos, próximos dos menores patamares históricos, o que tem contribuído para sustentar os preços, especialmente da soja como revelam os dados acima.
E por falar em estoques mundiais, o Farmnews apresenta dados da produção, consumo e o estoque mundial de soja entre os anos de 2010 e a expectativa para 2023. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!