Qual foi o preço do milho em setembro dos últimos anos?
O Farmnews apresenta o comportamento histórico do preço do milho em setembro dos últimos anos, segundo indicador Cepea/Esalq.
O Farmnews apresenta os números que mostram a evolução da produção de milho no mundo e dos principais países produtores nos últimos anos, segundo dados do USDA (clique aqui).
A Tabela a seguir apresenta o preço do milho em setembro e agosto dos últimos anos, em termos médios nominais, segundo indicador Cepea/Esalq.
De acordo com os dados apresentados, na média avaliada desde 2006 (descartando 2017), o preço do milho em setembro foi cerca de 3,2% maior em relação ao valor praticado em agosto.
No entanto, nos 11 anos avaliados, em 5 oportunidades o preço do milho em setembro foi menor que o observado em agosto e em 6 outras o cenário foi oposto, ou seja, setembro foi maior que agosto.
Isso indica que não há uma expectativa mais provável quando observando os dados históricos, já que a volatilidade de preços é grande.
O fato é que quando avaliamos o preço do milho em agosto, o valor atual (média parcial de 2017) está 42,4% menor que o valor de 2016.
No entanto, o preço do milho mostrou em agosto sinais de recuperação (clique aqui), o que aumenta a expectativa de melhores preços em setembro frente ao observado em agosto de 2017.
A Figura abaixo ilustra os dados apresentados na Tabela acima, para melhor visualização do comportamento histórico do preço do milho em setembro e agosto de cada ano, desde 2006.
O Farmnews apresenta os dados acumulados de exportação de milho do Brasil entre os meses janeiro e julho de 2017 e os compara com o mesmo período dos anos anteriores.
Afinal, como estão os dados de exportação de milho do Brasil em 2017 comparado ao mesmo período dos anos anteriores? (clique aqui e saiba mais).
Vale lembrar que o Farmnews apresentou os dados que destacam a evolução de compra dos principais países compradores do milho dos Estados Unidos em 2017 (clique aqui).
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!