Preço futuro do boi gordo: ágio volta a cair no final de março

A diferença entre o valor atual e o preço futuro do boi gordo voltou a cair no final de março, resultado de um mercado físico mais firme.
Pois é, o mercado físico do boi gordo mostrou sinais de recuperação ao longo de março, diminuindo a diferença entre o valor atual e esperado da arroba, especialmente para os contratos com vencimento ao longo da primeira metade de 2025, como mostram os dados da primeira Figura
E por falar em um mercado físico em recuperação, o Farmnews comparou a evolução diária do preço do boi gordo ao longo de 2024 e 2025, até a parcial de março. Clique aqui e confira!
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre março e dezembro de 2025, em Reais por arroba, no dia 26 de março, considerando os valores do ajuste.

O preço futuro do boi do boi gordo voltou a se aproximar do físico para os vencimentos ao longo da primeira metade de 2025, fruto da recuperação no valor atual da arroba.
O fato é que o mercado futuro do boi gordo, no final de março, precifica relativa estabilidade no preço da arroba para os vencimentos até junho, o que pode indicar oportunidade para aqueles que operam na B3, também no curto prazo. Isso porque uma prática comum, nessa época do ano (claro, dependendo do cenário de preços), é a venda de contratos com vencimento mais curto e a compra dos contratos com vencimento mais distante. Mas os dados atuais podem sugerir algo diferente nesse momento.
E nesse contexto, vale destacar também que embora tenha diminuído o saldo na posição de venda, o investidor Pessoa Física permanece liderando o rank dos vendidos em março (clique aqui).
O mercado futuro do boi gordo, após um movimento de recuperação, segue mais estável nesse final da segunda metade de março, como mostram os dados para o contrato com vencimento em maio, que permanece oscilando em torno de R$318,0 e R$320,0 por arroba (segunda Figura).
A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para vencimento em maio de 2025 (B3), em Reais por arroba.

É importante observar que o preço futuro do boi gordo, apesar das oscilações comuns a esse mercado, segue em recuperação e com perspectiva otimista ao longo do ano (clique aqui). Aliás, os dados finais do abate oficial de bovinos no País em 2024 confirmaram os patamares recordes de abate total e de fêmeas, o que reforça a expectativa de uma maior pressão de alta no preço das categorias de reposição (clique aqui) e a consequente diminuição no ritmo de abate de vacas e novilhas ao longo de 2025 e próximos anos.
O Farmnews também atualizou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo nos meses de março, entre 2010 e a parcial de 2025. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!