sábado, janeiro 31, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo encerra agosto em queda ao contrário do físico!

O preço futuro do boi gordo encerrou agosto de 2025 em queda, ao contrário do físico, diminuindo a expectativa de alta para o final de 2025.

O Farmnews tem destacado para a recuperação no preço do boi gordo no mercado físico, não acompanhado pelo aumento da expectativa de alta nos contratos futuros do boi gordo, como ilustra, pr exemplo, o comportamento de preço da referência no físico (Datagro) e do contrato para vencimento em outubro de 2025 na B3 (primeira Figura).

A Figura ilustra a evolução diária da diferença entre o preço atual da referência no físico (Datagro) e do preço esperado do boi gordo para outubro (B3), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo encerrou agosto em queda e o contrato para outubro cotado a R$323,3 por arroba, o que precifica a menor expectativa de alta em relação ao físico, pouco acima de R$10,0 por arroba (segunda Figura).

A Figura ilustra a evolução diária da diferença entre o preço esperado do boi gordo para outubro de 2025 (B3) em relação a referência no físico (Datagro), em Reais por arroba

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O Farmnews também tem alertado para o cuidado em avaliar o movimento de preço no curto prazo, especialmente na B3 com os fundamentos do mercado que seguem mostrando expectativa de alta no longo prazo, tanto no Brasil como no exterior (clique aqui).

Isso porque o mercado futuro é mais especulado e volátil, algo comum no mercado financeiro e que merece a atenção. Aliás, o Farmnews destacou que o movimento de preço no mercado físico e futuro resultou em um cenário que precifica novembro de 2025, por exemplo, abaixo do valor nominal (Cepea) observado no mesmo período de 2024. Clique aqui e saiba mais!

Como nos meses finais de 2024 o preço do boi gordo acumulou forte alta, era esperado que a alta em 2025 frente ao mesmo período de 2025 que, oscila em torno de 30,0%, fosse menor entre outubro e dezembro de 2025. Mas o valor da arroba em 2025 abaixo do que foi observado em 2024, mesmo em novembro, talvez seja exagero! De qualquer modo, vamos acompanhar e ficar atento as diferenças entre os movimentos na B3 e no mercado físico. Distorções entre físico e futuro acontecem!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 29 de agosto, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

E por falar em fundamento, além dos dados recordes exportação de exportação de carne bovina (clique aqui) e do esperado aquecimento das vendas no mercado doméstico nos meses finais do ano, a expectativa é que, igualmente, o abate de fêmeas diminua com a recuperação no preço do bezerro (clique aqui).

E por falar em fundamento, o Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo (clique aqui) e do bezerro (clique aqui) no Brasil até a parcial de agosto de 2025, no objetivo de reforçar a expectativa de valorização, em um ciclo de alta que está apenas começando.

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares