Preço futuro do boi gordo, expectativa para 2024 frente a 2023, em maio (23)
O Farmnews comparou o preço futuro do boi gordo para maio e dezembro de 2024 frente ao valor médio no físico no mesmo período de 2023.
Afinal, qual a expectativa para o preço do boi gordo em 2024 comparado ao valor médio da referência no físico (Cepea), observado no mesmo período de 2023? Confira perspectiva de maio (23).
Vale lembrar que o preço do boi gordo renovou a mínima de 2024 na parcial de maio, o que ajudou a pressionar as cotações no mercado futuro do boi gordo. Clique aqui e saiba mais!
A maior oferta em maio tem favorecido o alongamento das escalas e a queda no preço da arroba, cenário típico de safra. E por falar em oferta, os dados do abate de bovinos no Brasil em 2024 que, no 1º trimestre do ano foram recorde histórico. O abate oficial de bovinos no País foi de 9,24 milhões de cabeças entre janeiro e março, valor 24,1% maior que o registrado no mesmo período de 2023. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta o valor médio nominal do boi gordo (Cepea) em 2023 e o preço esperado do boi gordo para os contratos futuros, em 2024, em Reais por arroba.
O preço futuro do boi gordo projeta, em maio (23), que o preço da arroba supere o valor médio nominal observado em 2023 apenas a partir de agosto de 2024.
Os contratos futuros, especialmente com vencimento na primeira metade do ano seguem bastante pressionados, seguindo o movimento de queda no mercado físico. O contrato para outubro de 2024, contudo, embora projete uma alta de quase R$20,0 por arroba em relação a maio, segue no mesmo patamar da referência no físico em outubro de 2023 (Figura acima)
E por falar no comportamento de preço do mercado futuro, o Farmnews apresenta em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!