Preço futuro do boi gordo para dezembro, dados de outubro (25)
O preço futuro do boi gordo para dezembro voltou a ficar abaixo da referência no mercado físico em outubro (25).
O fato é que desde meados de agosto (Figura), o preço do contrato para vencimento em dezembro (BGIZ23) ficou abaixo do preço do boi gordo no mercado físico em apenas 2 oportunidades, ambas em outubro, no dia 16 e novamente no dia 25.
Apesar do preço esperado do boi gordo ficar abaixo do físico poucas vezes desde agosto, a diferença entre os valores da arroba foi pequena, ou seja, os preços seguem ajustados entre o físico e o futuro, deixando pouca oportunidade, principalmente para aqueles que especulam.
É importante lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!
A Figura ilustra a evolução do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3), contrato para vencimento em dezembro de 2023 (BGIZ23), em Reais por arroba.
O preço futuro do boi gordo para dezembro de 2023 (BGIZ23) foi cotado a abaixo de R$240,0 por arroba em outubro (25), o que não acontecia em mais de um mês.
Pois é, desde setembro (22), o preço esperado do boi gordo para dezembro de 2023 não era cotado abaixo de R$240,0 por arroba. Vale destacar que ambos, mercado físico e futuro, seguem andando de lado, oscilando entre pequenas altas e baixas, com o investidor cauteloso nessa reta final de ano.
Isso porque após a recuperação desde a mínima de setembro, o preço do boi gordo parece ter encontrado uma resistência para novas altas, devido justamente a maior oferta de animais, também daqueles oriundos de confinamento.
O único contrato que foi cotado acima da referência no mercado físico em outubro (25) foi o contrato para vencimento em janeiro de 2024 (BGIF24), como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre outubro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 25 de outubro.
O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo, que mostram o atual cenário do ciclo pecuário de longo prazo. Afinal, será que o preço do boi gordo em 2023 chegou ao “fundo do poço”? Clique aqui e confira!
Veja também que o ágio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo na parcial de outubro de 2023 caiu frente aos meses anteriores. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!