quinta-feira, janeiro 15, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo precifica estabilidade frente ao físico na primeira metade de 2026. Mas atenção!

O preço futuro do boi gordo precifica estabilidade para os contratos com vencimento na primeira metade de 2026.

Há poucas semanas o cenário era diferente, com o mercado futuro do boi gordo mostrando gradativa valorização ao longo dos meses, mesmo para os vencimentos na primeira metade de 2026 (clique aqui). Com as incertezas relacionadas a China (clique aqui), a perspectiva vem mudando, ficando menos otimista (primeira Figura), mas mantendo uma expectativa de alta apenas para os contratos que vencem no final de 2026, ainda que os valores estejam muito abaixo do que já foi esperado no final de 2025.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 14 janeiro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para os vencimentos na primeira metade de 2026 foram precificados em patamares próximo do físico em janeiro (14), indicando estabilidade nesse momento.

O importante é destacar que mesmo em um cenário de ofertas mais reduzidas em 2026 e os dados preliminares de exportação de carne bovina nos primeiros 6 dias úteis do ano mostrando alta de mais de 80,0% frente a janeiro de 2025 (clique aqui), o mercado futuro mantém uma perspectiva de estabilidade mesmo para os contratos com vencimento mais próximo. Lembrando que a aplicação da tarifa adicional para a carne exportada do Brasil para a China deve acontecer apenas a partir da segunda metade de 2026 (clique aqui). E isso pode estar estimulando uma maior intenção de venda nesse momento. Caso a cota de exportação imposta pela China ao Brasil se flexibilize, o mercado pode inverter e se isso acontecer, as consequências no preço podem ser significativas. No mercado futuro os investidores estão fazendo uma “aposta”, baseado nos acontecimentos atuais. Mas, isso pode mudar! Aliás, os dados mostram que a demanda por carne bovina tem crescido mais que a produção e os preços do produto para o consumidor final renovando as máximas históricas e isso não pode ser esquecido!

A Tabela apresenta os dados do preço do boi gordo no físico (Datagro) e futuro (B3), para os vencimentos entre janeiro e outubro de 2026, avaliado em Reais por arroba, entre os dias 7 e 14 de janeiro.

preço futuro do boi gordo

O fato é que o preço esperado do boi gordo vem caindo mais que o valor atual da arroba. Apesar da maior pressão sobre o mercado físico, os preços seguem mais estáveis, oscilando em torno de R$318,0 e R$320,0 por arroba nas primeiras semanas de 2026. Essa maior estabilidade do físico em relação ao futuro aproximou as cotações na B3 do valor atual da arroba, como mostram os dados para o vencimento em maio de 2026.

A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e futuro (B3) para o vencimento em maio de 2026, em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

É importante observar também que a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro foi a maior para um mês de janeiro na parcial de 2026 (clique aqui).

Como temos destacado, enquanto o preço do boi gordo em 2026 permanece mais estável diante das incertezas de curto prazo relacionadas principalmente a China (clique aqui), o preço do bezerro iniciou o ano em patamares acima do observado no mesmo período do ano anterior e, com tendência de alta (clique aqui).

E infelizmente, o agronegócio brasileiro pode pagar a conta de decisões políticas que não controla, o que aumenta a insegurança do produtor rural! Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares