sábado, janeiro 31, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo sobe e dezembro volta a ficar acima do físico

O preço futuro do boi gordo subiu pelo segundo dia consecutivo em dezembro (3), com o vencimento para dezembro cotado novamente acima do físico.

O fato é que desde novembro (10), o contrato para vencimento em dezembro ficou abaixo do físico (Datagro), com poucas exceções. Na verdade, foram 2 exceções, em novembro (11) e (21) e novamente em dezembro (3) o mercado futuro precifica alta para o preço da arroba em dezembro quando comparado a referência no físico. Em outras palavras, ainda que mantenha a expectativa de relativa estabilidade para o preço do boi gordo em dezembro, o mercado futuro deixou de precificar queda para o curto prazo.

Aliás, todos os contratos com vencimento em aberto na B3 precificam alta em relação ao físico em dezembro (3), como mostram os dados da primeira Figura.

Vale mencionar que o mercado futuro do boi gordo subiu para os contratos com vencimento mais próximo e caiu para os demais, com vencimento mais distante. Isso porque os contratos de menor liquidez com vencimento a partir de julho de 2026 caíram, mas seguem mantendo uma expectativa de alta mais importante quando comparado a primeira metade do ano. O Farmnews inclusive comparou os dados esperados para 2026 com a média nominal praticada no mesmo período do ano anterior no início de dezembro (clique aqui).

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 3 dezembro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo, além de precificar alta em relação ao físico em dezembro (3), para todos os vencimentos em aberto na B3, também mantém expectativa de alta frente ao valor observado no mesmo período do ano anterior.

Isso porque o preço esperado do boi gordo para o final de 2025 e 2026, até outubro, segue acima do valor médio nominal (Cepea) praticado no mesmo período do ano anterior, como mostram os dados da segunda Figura abaixo.

A Figura apresenta o ágio/deságio do preço futuro do boi gordo (B3) para dezembro de 2025 e 2026, até outubro, em dezembro (3) frente ao valor médio nominal (Cepea) observado no mesmo período do ano anterior.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O mercado futuro do boi gordo precifica alta mais importante do boi gordo para a segunda metade de 2026. Isso de acordo com os dados da B3 em dezembro (3). Esse cenário pode e deve mudar, claro, mas a expectativa é de valorização. O quanto será a alta não é o mais relevante nesse momento, já que os contratos com vencimento mais distante seguem com pouca liquidez. O que importa é a tendência.

O Farmnews inclusive atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo (clique aqui) e do bezerro (clique aqui), o que reforça a expectativa de alta em 2026.

E mudando de assunto, o preço da carne bovina no Reino Unido apresentou forte alta ao longo de 2025, no maior valor histórico e muito acima do observado nos anos anteriores. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares