Preços do boi gordo corrigidos pela inflação!
O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços do boi gordo corrigidos pela inflação nos últimos 20 anos.
Veja como tem se comportado os preços do boi gordo nos últimos 20 anos, segundo dados do Cepea/Esalq, quando corrigidos pelo IGP-M.
A Tabela abaixo destaca os dados dos valores médios anuais corrigidos pelo IGP-M.
Os dados acima revelam que no acumulado dos últimos 20 anos os preços do boi gordo valorizaram acima da inflação.
Na verdade, como os preços do boi gordo corrigidos pela inflação acumulam alta de 18,2% frente ao valor de 1997, podemos afirmar que o boi gordo apresentou ganho real sobre o IGP-M nesse período.
Contudo, nos últimos 2 anos (2016 e 2017) os preços do boi gordo tem apresentado queda, destacando o momento de perdas para o mercado pecuário.
A Figura abaixo apresenta o comportamento mensal dos preços do boi gordo corrigidos pela inflação desde o ano de 1997.
Os dados acima mostram a evolução dos preços do boi gordo corrigidos pela inflação que, ao longo desse período, apresentou a máxima de acima de R$165,90 em 2015 e a mínima próxima de R$90,0 em 2006.
O interessante é avaliar que o patamar atual de preços do boi gordo corrigidos pela inflação estão perto dos valores observados em 2008.
O Farmnews também apresenta o comportamento dos preços do boi gordo em 2017, em valores nominais e, os compara com os valores praticados no mesmo período dos anos anteriores. Clique aqui e confira!
Os preços do boi gordo, em termos médios anuais, seguiram todo o ano de 2017 abaixo dos valores praticados no mesmo período de 2016, pelo menos até o momento (na parcial de outubro).
Os dados da quarta edição do Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC) identificou aumento dos custos em setembro para todas as regiões pesquisadas. Clique aqui e saiba mais!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!