quarta-feira, novembro 26, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Produção e consumo mundial de carne bovina, entre 2020 e a expectativa para 2025

O consumo mundial de carne bovina tem crescido acima da capacidade de produção, diminuindo o saldo de estoque ano após ano.

O Farmnews apresentou os dados que mostram o aumento da necessidade de importação de carne bovina da China para suprir a crescente demanda do país asiático. Vale lembrar que, segundo dados do USDA de 2025, a expectativa é que a produção de carne bovina na China alcance 7,74 milhões de toneladas em equivalente carcaça, valor 21,9% acima do observado em 2017 (6,35 milhões de toneladas em equivalente carcaça). No mesmo intervalo de tempo, o consumo de carne bovina na China aumentou 59,7%, com previsão de alcançar 11,55 milhões de toneladas em 2025. Clique aqui e saiba mais!

Pois é, e um de nossos leitores questionou sobre os mesmos dados e a comparação com relação a oferta e demanda mundiais de carne bovina. Será que o consumo mundial também tem crescido mais que a produção de carne bovina? A resposta é sim e, vamos aos dados!

A Figura ilustra a evolução dos dados de produção e consumo mundial de carne bovina, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2017 e a expectativa para 2025, segundo dados do USDA de abril.

Fonte: Dados do USDA (elaborado por Farmnews)

O consumo mundial de carne bovina tem crescido em ritmo mais acelerado que a oferta, o que reflete na queda do estoque ano a ano!

Em 2018 a diferença entre a oferta e a demanda de carne bovina no mundo foi positiva em 2,37 milhões de toneladas em equivalente carcaça. No ano de 2025 a expectativa é que essa diferença caiu para 1,26 milhão de toneladas, o menor patamar dos últimos anos (Figura acima).

A oferta mundial de carne bovina ente 2018 e 2025 (caso os dados se confirmem para 2025) é de uma alta acumulada de 6,7%, enquanto o consumo mundial de carne bovina deve aumentar ainda mais, ou seja, 8,7%.

Nesse contexto, vale lembrar que a importação de carne bovina brasileira pela China alcançou patamares recordes em 2025 (clique aqui). No acumulado de 2025, até agosto, a compra de carne bovina in natura brasileira pela China foi de 948,23 mil toneladas, alta de 19,6% frente ao mesmo período de 2024 e novo recorde para o período do ano.

Pois é, além da China, outros países têm aumentado a demanda por carne bovina do Brasil em 2025, em especial o México (clique aqui) e Rússia (clique aqui), enquanto novos mercados estão surgindo como a Indonésia (clique aqui), Vietnã e em eminência do Japão.

A carne bovina do Brasil nunca foi tão disputada no mercado internacional, com expectativa de nova máxima para um mês de setembro, em 2025 (clique aqui) e preços em alta (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares