Relação de preços do bezerro e do boi gordo em agosto de 2018
O Farmnews atualiza os dados da relação de preços do bezerro e do boi gordo em 2018, até agosto.
Afinal de contas, como tem evoluído o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho na parcial de 2018?
A Figura a seguir ilustra o comportamento da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo de 2018, até a parcial agosto de 2018 (dia 29), segundo dados do Cepea/Esalq.
No ano de 2018, até o dia 29 de agosto, a relação de preços do bezerros e do boi gordo, apesar da oscilação, está estável. Isso porque a relação de preços do bezerro e do boi gordo iniciou o ano a 2,10 e no dia 29 de agosto o indicador está no mesmo patamar (2,10 bezerros por boi gordo).
Contudo, ao longo de 2018 o indicador oscilou entre a mínima de 1,87 bezerros por boi gordo no dia 5 de junho e a máxima de 2,19 no dia 17 de janeiro.
E considerando um período maior de tempo, como tem evoluído essa relação de preços entre o bezerro e o boi gordo? A Figura abaixo apresenta os dados dessa relação de troca, desde janeiro de 2012.
A análise, considerando um período mais longo de tempo, mostra melhor a queda no poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho. Isso porque nos anos de 2012 e 2013 a relação de troca de bezerros por boi gordo estava próxima de 2,2 e em 2018 oscila em valores próximos a 2,0.
Contudo, vale lembrar que em 2015 essa relação de preços do bezerro e do boi gordo chegou a estar abaixo de 1,7 bezerros por boi gordo, o pior valor ao longo do período avaliado.
Os preços do boi gordo apresentaram recuperação em agosto de 2018 e alcançaram o patamar mais elevado do ano desde março. Clique aqui e saiba mais!
Confira também o Farm Report, com o resumo dos principais dados mensais apresentados em nosso canal de notícias! Clique aqui e confira o resumo dos dados de preços, exportação, relações de troca entre outros dados interessantes!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!