Variação anual do preço do bezerro e do boi gordo até a parcial de outubro
O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro e do boi gordo em relação ao mesmo período do ano anterior, desde o início de 2020.
O objetivo aqui foi o de comparar o preço da categoria de reposição e do animal pronto para o abate em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse modo, a variação apresentada em um determinado período representa a alta ou baixa frente ao valor médio nominal observado no mesmo mês do ano anterior (Figuras abaixo).
A Figura ilustra a evolução da variação anual do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2024 (média até o dia 18).
O preço do bezerro acumulou o segundo mês consecutivo de valorização na parcial de outubro de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, ressaltando a perspectiva mais otimista de alta ao longo dos próximos meses.
O fato é que o preço do bezerro na parcial de outubro de 2024 (Cepea, Mato Grosso do Sul) foi 4,5% maior que a média nominal praticada em outubro de 2023 (Figura acima), mostrando um início de movimento de recuperação que, aliás, tem um grande potencial de valorização, especialmente para 2025 e 2026.
E por falar no bezerro, o Farmnews apresentou os dados que mostram a evolução mensal do preço da categoria de reposição desde janeiro de 2020. Clique aqui e confira!
O interessante é observar que diferente do bezerro, o boi gordo alcançou alta maior quando comparado ao valor praticado no mesmo período do ano anterior (segunda Figura), inclusive acumulando o terceiro mês consecutivo de valorização na parcial de outubro de 2024.
A Figura ilustra a evolução da variação anual do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2024 (média até o dia 18).
O preço do boi gordo (Cepea) na parcial de outubro de 2024 foi 23,4% acima do valor observado em outubro de 2023, inclusive retomando o patamar acima de R$300,0 por arroba, o que não era observado desde fevereiro de 2023 (clique aqui).
Essa maior valorização da arroba do boi gordo frente a categoria de reposição melhorou o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho. Aliás, o ágio do preço da arroba do bezerro comparado a arroba do boi gordo caiu, na parcial de 2024, para o menor valor para um mês de outubro desde 2012. Clique aqui!
O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!