Variação de preços da carne bovina, no atacado e no varejo em 2017
O Farmnews compara a variação de preços da carne bovina no atacado e no varejo paulista ao longo de 2017.
A Figura a seguir ilustra a variação de preços da carne bovina, valores acumulados de dezembro de 2016 a novembro de 2017, considerando o exemplo do contrafilé no mercado paulista.
O preço do contrafilé no atacado paulista caiu 9,2% entre dezembro de 2016 e novembro de 2017, enquanto no mesmo período, a queda do corte no varejo foi de apenas 2,3%. Pois é, isso mostra que a queda de preços, parece que não foi totalmente repassada para o consumidor final.
Vamos a outro exemplo e avaliar a variação de preços da carne bovina considerando o exemplo do coxão duro, na mesma base de comparação feita com o contrafilé (Figura abaixo).
No caso do coxão duro, os preços no varejo aumentaram e no atacado caíram, ressaltando o fato do repasse da queda de valores no atacado não serem repassadas ao consumidor final. Pelo menos é o que os dados nos fazem pensar!
A Tabela abaixo destaca a variação de preços da carne bovina no varejo e do boi gordo no mercado paulista
Os dados acima revelam que o preço do boi gordo caiu mais que a variação dos preços da carne bovina, em todos os cortes avaliados.
E o destaque ficam para os cortes de preços mais baratos, como o coxão duro e o músculo, com variação positiva de preços entre dezembro de 2016 e novembro de 2017, ao contrário do que foi apurado para o boi gordo, contrafilé e filé mignon, que apresentaram valores em queda.
Veja também que a Amazon está entrando no mercado de carnes. O que esperar? Clique aqui e saiba mais do assunto!
E você sabe qual a proteína de origem animal será a mais produzida em 2025? Clique aqui e descubra!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!