Variação mensal de preços do boi gordo, de agosto de 2016 a 2018!
O Farmnews apresenta dados da variação mensal de preços do boi gordo ao longo dos últimos meses, desde agosto de 2016.
A Figura a seguir ilustra a variação mensal dos preços do boi gordo, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, entre agosto de 2016 e agosto de 2018.
Os dados acima revelam que nos 2 últimos anos, desde agosto de 2016, o boi gordo apresentou, na maioria dos meses, queda de preços.
Pois é, isso porque nos 25 meses avaliados na Figura acima, em 17 deles a variação mensal de preços do boi gordo foi negativa. Em outras palavras, o preço médio do boi gordo apresentou queda em relação a média do mês anterior.
Por outro lado, dos 25 meses avaliados, em 8 deles o preço do boi gordo apresentou variação mensal positiva, com destaque a alta de preços observada nos meses de agosto e setembro de 2017. Vale lembrar, contudo, que em 2017 o preço do boi gordo sofreu forte pressão negativa de preços, especialmente no primeiro semestre do ano, em função da Operação Carne Fraca (clique aqui).
E o interessante é observar que ao longo desta série de tempo, a variação de preços do boi gordo ainda não atingiu 3 sequências seguidas de alta. No entanto, se o preço de setembro de 2018 for positivo, essa sequência negativa pode ser finalmente quebrada.
Vale destacar também que nos últimos 2 anos, em 2016 e 2017 o preço do boi gordo no mês de outubro não apresentou alta significativa em relação aos meses anteriores. Aliás, em outubro de 2016 apresentou leve alta de 0,8% frente a setembro e em outubro de 2017 o preço foi 1,9% menor que o praticado em setembro.
A expectativa para o mês de outubro de 2018 é mais positiva comparado aos anos anteriores, como temos discutido no Farmnews Futuros (clique aqui)!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!