Venda de carne bovina do Brasil tem melhor mês da história em julho de 2024
A venda de carne bovina do Brasil para o mercado internacional foi recorde em julho de 2024, totalizando embarque de 237,3 mil toneladas.
Pois é, o ano de 2024 mostrou forte avanço da exportação de carne bovina brasileira, com recordes sucessivos de venda ao longo do ano. E julho em especial alcançou o maior patamar de vendas da história (Figura).
A Figura apresenta a evolução mensal do embarque de carne bovina in natura do Brasil (congelada e fresca), em mil toneladas, entre janeiro de 2015 e julho de 2024, segundo dados da COMEX.
A venda de carne bovina do Brasil alcançou patamar recorde em julho de 2024, com embarques que somaram 237,3 mil toneladas.
A expectativa de um segundo semestre mais aquecido em vendas parece caminhar para uma confirmação e logo no primeiro mês da última metade do ano a exportação não apenas renovou a máxima de embarque para um mês de julho (Tabela), como de toda a série. Aliás, foi a primeira vez que o embarque de carne bovina in natura do Brasil superou o patamar de 200,0 mil toneladas em um mês de julho.
A Tabela apresenta os dados de exportação de carne bovina do Brasil nos meses de julho, entre 2015 e 2024, segundo dados da COMEX.
A exportação de carne bovina em julho de 2024 ficou 47,6% acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior, enquanto o preço médio caiu pelo segundo ano consecutivo entre os meses de julho.
É importante destacar que o dólar foi o destaque de alta ao longo dos últimos 12 meses, entre julho de 2023 e 2024, com alta acima da inflação medida pelo IGP-M. Clique aqui e confira a variação acumulada do indicador de inflação, dólar, boi gordo e bezerro!
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!