Como estão os preços do boi gordo em relação a inflação?
Muito temos apresentado sobre o comportamento de preços do boi gordo. Mas como estão os preços do boi gordo em relação a inflação?
A Figura abaixo ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo (Cepea/Esalq) e do IGP-M desde janeiro de 2010.
Quando avaliamos um período mais longo de tempo, ou seja, desde 2010, os preços acumulados do boi gordo superam a variação da inflação medida pelo IGP-M.
Em outras palavras, quando comparamos o boi gordo em relação a inflação desde 2010, o boi gordo sai na vantagem. Isso porque no acumulado entre janeiro de 2010 e setembro de 2017, os preços do boi gordo apresentaram alta de 94,0%, enquanto o IGP-M, no mesmo período, valorizou 57,1%.
No entanto, quando avaliamos a evolução dos preços do boi gordo e da inflação em um período mais recente de tempo (desde 2016), o cenário é outro (Figura abaixo).
Em um intervalo menor de tempo, quando comparamos o boi em relação a inflação, vemos que a variação dos preços do boi gordo foi menor.
Os preços do boi gordo, de janeiro de 2016 até setembro de 2017, apresentaram oscilação negativa de 4,1%, enquanto o IGP-M variou cerca de 2,5% no período.
Isso sugere que a margem do pecuarista tem sido comprometida nos últimos meses, indicando que os custos de produção podem estar aumentando em relação ao preço de venda do boi gordo.
O Farmnews apresenta os preços históricos do boi gordo, média nacional, desde 1967. Os valores foram calculados pelo Farmnews utilizando a base de dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e do CEPEA-ESALQ e corrigidos pela inflação segundo indicador IGP-DI.
O objetivo é apresentar ao leitor do Farmnews o valor presente do boi gordo ao longo desses 50 anos de história. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!