A importação de carne bovina do Brasil pela Rússia segue subindo e em julho de 2025 alcançou maior valor mensal em quase 8 anos.
A Rússia que vem sendo foco de atenção depois que os EUA anunciaram a possibilidade de aplicar tarifas de exportação adicionais aos parceiros comerciais do país, voltou a aumentar o ritmo de importação de carne bovina do Brasil (primeira Figura).
Pois é, além de novamente um relevante importador de carne bovina brasileira, a Rússia é também o maior exportador de cloreto de potássio para o Brasil. Aliás, clique aqui e confira os dados que mostram a evolução da importação de fertilizantes de origem russa pelo Brasil desde 2018.
O fato é que a carne bovina brasileira tem sido cada vez mais disputada no mercado internacional, seja pelos países da UE (clique aqui), México (clique aqui) e, entre outros, como a Rússia que, inclusive já foi nosso maior importador, muito antes da China assumir o protagonismo como nosso principal cliente (clique aqui).
A Figura apresenta dados do embarque mensal de carne bovina in natura do Brasil para a Rússia, em mil toneladas, entre janeiro de 2015 e julho de 2025, segundo dados da COMEX.

A compra de carne bovina do Brasil pela Rússia em julho de 2025 de 11,67 mil toneladas foi o maior valor mensal desde novembro de 2017, ou seja, em quase 8 anos.
No acumulado de 2025, até julho, a compra de carne bovina brasileira pela Rússia somou 47,6 mil toneladas métricas, o maior patamar para o período do ano desde 2017 (segunda Figura).
A Figura apresenta dados do embarque acumulado de carne bovina in natura do Brasil para a Rússia, em mil toneladas, entre janeiro e julho, de 2015 a 2025, segundo dados da COMEX.

A importação de carne bovina brasileira pelos russos, embora já tenha alcançado patamares muito maiores que o atual, segue aumentando, inclusive no quarto ano consecutivo de alta no acumulado até julho, em 2025.
Vale destacar também que a exportação de carne bovina do Brasil iniciou agosto de 2025 com nova perspectiva de recorde para o período do ano. Clique aqui e confira! A exportação total de carne bovina in natura do Brasil somou 276,88 mil toneladas métricas em julho de 2025, o maior valor mensal da história e, superando o recorde anterior de outubro de 2024. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




